O Dia das Mães foi criado como uma homenagem à vida de Ann Jarvis. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha, Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe. ... A data foi criada exatamente como forma de homenagear todas as mães.
Anna Maria Jarvis
A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.
O Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho no Brasil desde 1948. A criação da data se deu após devido a uma estratégia comercial pensada pelo publicitário João Doria, pai do governador de São Paulo, João Doria Jr.
O dia foi escolhido pois é a véspera do dia de Santo Antônio, considerado o "santo casamenteiro". Tal data fez sucesso no país e tornou-se oficialmente a ocasião para demonstrar o amor entre casais. Hoje em dia, junho é um dos meses mais lucrativos para o comércio.
Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados. Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. ... Unindo, então, o útil ao agradável, Doria criou a primeira propaganda que instituiria a data no país.
O 14 de fevereiro é conhecido no mundo todo como "o dia mais romântico do mundo". Chamado "Valentine's Day" (ou Dia de São Valentim), a data celebra o que é conhecido no Brasil como Dia dos Namorados.
Nos Estados Unidos e em diversos outros países, os namorados celebram da mesma forma, mas em outra data: no dia 14 de fevereiro, conhecido mundialmente como o Valentine's Day. ...
Casas, jardins, árvores e espaços públicos são decorados com cartões, rosas e pedidos de casamento. Além disso, alguns casais seguem a tradição de plantarem uma mudinha de árvore na data, representando o amor compartilhado por eles.