Atenção este símbolo também pode significar magia, entidade mirongueira. Normalmente o galho é pequeno em relação a cruz enquanto significa Minas. Quando vemos um galho grande normalmente significa mironga, velho mirongueiro. Sublinha de pretos-velhos Bahia = cruz ou cruzeiro com três pontos em um canto do ponto.
Também temos outros significados dos Pontos Riscados, assim como descrevo abaixo:
Cada ciclo dura em torno de 7 noites, número sagrado na Umbanda, coroado de mistérios: 4 ciclos de 7, totalizando 28 dias, ou aproximadamente um mês. Por emanar vibrações ligadas ao Feminino, a lua é sobretudo território das Pomba Giras e das Iabás.
Para acender uma vela para seu Exú ou Pombagira Regentes, mesmo que não saiba o nome da entidade (que descobrimos fazendo uma consulta ao Jogo de Búzios), escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio e do outro ...
O mais comum é fazer o padê (farofa de dendê), com bifes e cebolas. Também podem rolar frutas, bombons, velas, cigarros, rosas,e ,em alguns casos, até sacrifício animal, dependendo da preferência da pombagira.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.
17 de agosto
É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo. O Exu também está presente na umbanda, religião brasileira que tomou forma no século 20 e combina iorubá e jejê com espiritismo, entre outras crenças.
Exu de Umbanda, ou Exu de Lei, de acordo com a Umbanda, é um tipo de espírito, que pode estar em diversos níveis de luz, e que auxiliam os trabalhos espirituais, incorporando ou não nos médiuns, enquanto trabalham na lei de Umbanda.
O Mestre Zé Malandro, um mestre que nasceu, viveu e foi passado para a Jurema em Recife do Bairro da Encruzilha, tinha a sua amada Amalha a quem lhe sustentava Mestra Maria Amalha, e após a sua companhia passou a ser conhecida por Maria Navalhada, a quem andava com uma navalha e um punhal por baixo das saias, destinado ...
RIO — A revitalização de um santuário em homenagem a Zé Pelintra, localizado sob os Arcos da Lapa, vem enfrentando resistência de vozes contrárias à instalação de uma imagem de um dos mais venerados exus da umbanda no local.
Exu Caveira é uma falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. ... No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).