Sendo assim os aspectos da linguistica são: Fonética, o estudo da produção, transmissão e recepção de sons. Fonologia, o estudo das regras dos sons em um idioma. Morfologia, como diferentes elementos se combinam para formar palavras.
Estrutura composicional é o termo utilizado amplamente para que possamos denominar e identificar os textos que apresentam-se em uma estrutura mais formalizada. Podemos definir tambem como um conjunto que forma uma estrutura.
A construção composicional ou aspecto formal do texto, se refere ao tipo de estruturação e conclusão de um todo.
Em resumo, se a transmissão de informações na mensagem é realizada mediante o uso de palavras, trata-se de um discurso verbal. Caso contrário, se a mensagem não é produzida pela escrita, estamos utilizando um discurso com linguagem não-verbal.
Nesse tipo de discurso costuma existir a presença de um narrador. É ele quem relata fala e reações de personagens do conteúdo, além de ambientação de locais. Em geral, o Discurso Indireto é escrito na terceira pessoa – já que o narrador fala sobre outra (s). Ou na primeira pessoa, relatando fatos sobre si próprio.
Induza o aluno a pensar nessas falas que destacou: a velhinha, por exemplo, utiliza uai, tem a fala “mansa”, enquanto o fiscal tem a fala mais dura. Esse contraste é proposital e contribui para o efeito cômico do texto, sobretudo, pelo contraste entre a imagem que temos de uma “velhinha” e de “contrabandista”.