Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Cuba, Guiné Equatorial, Honduras, Panamá, República Dominicana, México e Espanha. Falam espanhol oficialmente 21 países.
Assim, com todas as suas variedades, o espanhol tornou-se a língua materna de países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além de língua oficial na Guiné ...
Para quem quer explorar a América Central e do Sul, países que falam espanhol não faltam: Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, Antilhas Neerlandesas, Ilhas Virgens, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e ...
Atualmente existem 20 países que falam espanhol.
Aqui está uma lista das 10 línguas mais faladas no mundo de acordo com dados da Ethnologue (2020).
Melhores línguas para aprender em 2021
Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5. ª língua mais falada no mundo, a 3. ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta....Idioma oficial.
hebraico
Os idiomas mais antigos do mundo
aramaico
Yeshua Hamashia significa Jesus o Cristo ( do grego Χριστός (Khristós) ) ou Messias ambas palavras que traduzem UNGIDO. Um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje. Os judeus, principalmente em Israel, ainda utilizam bastante a palavra.
O grego era a língua franca da época em que Jesus viveu. Os textos que serviram de referência sobre a vida de Jesus são os quatro evangelhos do Novo Testamento da Bíblia, livro sagrado do cristianismo, e que foram escritos em diferentes épocas por discípulos de Jesus: Marcos, Mateus, Lucas e João.
Hebraico
Falado em: Arménia, Azerbaijão, Índia (sob Ashoka o Grande), Irão, Iraque; Israel; Territórios palestinianos; Geórgia; Líbano; Rússia; Síria; Turquia. Aramaico é uma língua semítica pertencente à família linguística afro-asiática. O nome da língua é baseado no nome de Aram, uma antiga região do centro da Síria.
hebraicas
Na verdade, possivelmente Jesus era um poliglota. Devia ter noções de grego, porque esse povo deixou marcas na região na época da ocupação dos macedônios, e de latim, o idioma dos conquistadores romanos. Mas, no dia a dia, ele falava aramaico mesmo, que era a língua do povo judeu.
O hebraico assemelha-se fortemente ao aramaico e, embora menos, ao árabe e seus diversos dialetos, partilhando muitas características linguísticas com eles. O hebraico também mudou. A diferença entre o hebraico de hoje e o de há 3 000 anos é que o antigo era um abjad ou seja, não possuía vogais para formar sílabas.
O título provém da expressão grega Te Telestai (na expressão original τελεστές) que significa "Está Consumado" ou "Totalmente Pago", sendo estas a última palavra que Jesus disse momentos antes de morrer na cruz.
O tetragrama YHWH ocorre 5.
No original, em hebraico, “altíssimo” é “el elyon”. Mas só o “elyon” significa “altíssimo”, “maior de todos”. O “El” é um sinônimo para “Deus”, com “D” maiúsculo. Ou seja: para alguns dos autores da bíblia o deus máximo não era Javé.
Os termos latinos deus e dīvus são provenientes do idioma protoindo-europeu *deiwos, "celestial" ou "brilhante", da mesma raiz de Dyēus, o deus reconstruído do Panteão Proto-Indo-Europeu. ... O latim deus traduz-se consistentemente em grego θεός theos tanto na Vetus Latina quanto na Vulgata.
Yah é a forma abreviada de Yahuah ou Yahwah, Yahweh, Jeová, o nome do Deus Altíssimo. Esta forma abreviada é representada pela primeira metade do Tetragrama יהוה (YHWH [IHUH, [JHUH]), isto é, as letras Yodh (י) e he' (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico.
HaShem (do hebraico: ה׳), significando, em português, O Nome, é frequentemente usado para designar Deus dentro do judaísmo.