Os demais são administrados pela via parenteral: intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa. As vacinas são acondicionadas em bisnaga conta-gotas, ampola ou frasco-ampola de dose individual ou multidoses e apre- sentadas sob a forma líquida ou liofilizada, acompanhadas do diluente.
Aplicar uma dose de Penta 2. Agendar com intervalo de um mês uma dose de DTP (completar esquema de Hep. B com 3 doses). A vacina deve ser administrada por via intramuscular (IM) profunda no vasto lateral da coxa em crianças menores de 2 anos; em crianças acima de 2 anos utilizar o músculo deltoide.
Posologia do Vacina BCG Aplicar 0,1 ml de vacina, por via intradérmica, na altura da inserção inferior do deltóide do braço direito.
A BCG é uma das primeiras vacinas administradas no recém-nascido. Esse procedimento deve ser feito de preferência nas primeiras doze horas de vida. A vacina é administrada via injeção intradérmica, ou seja, na camada interna da pele, a derme. Por padrão, sempre no braço direito.
Marquinha não é sinal de eficiência Angelieri explica que a cicatriz é uma reação inflamatória do organismo à bactéria Mycobacterium bovis, causadora da tuberculose e contida de forma atenuada na vacina. ”Vale lembrar que algumas crianças não apresentam essa cicatriz, o que não significa ausência de imunidade”.
A BCG é uma das primeiras vacinas aplicadas no recém-nascido, feita entre o quarto e o décimo dia de nascimento, e protege a criança da tuberculose.
As contra-indicações ao uso da vacina BCG podem ser relativas ou temporárias (peso < 2 kg; reações dermatológicas no local da aplicação; doenças graves; uso de drogas imunossupressoras) ou absolutas (imunodeficiências adquiridas ou congênitas)85.
“Estudos não demonstraram evidências convincentes de benefício para doses repetidas de vacina BCG contra tuberculose, nem mesmo quando não se tem cicatriz. A ausência de cicatriz de BCG, após a vacinação, não é indicativa de ausência de proteção”, informou.
Crianças que ficam sem aquela cicatriz no braço após receberem a vacina contra a tuberculose – conhecida como BCG – não precisam de uma reaplicação. A recomendação foi divulgada pelo Ministério da Saúde e está alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A BCG quase sempre deixa uma cicatriz característica, com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada – como rotina, no braço direito. Essa reação é esperada!
Como é a reação da BCG? É causada por uma inflamação no local, não apresentar dor, apenas uma ardência na aplicação. Após algumas semanas da aplicação, podendo aparecer até os 6 meses de vida, uma vermelhidão local e a formação nódulo local, uma “bolinha”, podendo conter secreção ou não.
Quantas doses de BCG são aplicadas? Uma única dose, logo após o nascimento. Até 2006, eram aplicadas duas doses: uma no bebê recém-nascido e outra entre os 6 e 10 anos. No entanto, a baixa eficácia no combate à tuberculose, fez com que o Ministério da Saúde suspendesse a segunda dose da vacina BCG.