Serifas são pequenos traços e prolongamentos nas extremidades das letras, números e símbolos de algumas fontes, como a Times New Roman, por exemplo. Olha só: O termo vem do holandês schreef, que significa “linha pequena”.
Elas tem proporções diferentes; uma é condensada com uma altura-x relativamente grande, enquanto a outra é mais alargada, com ascendentes mais altos. Ainda assim, elas compartilham a espessura e tamanho, e ambas tem aquelas esporas esquisitas ao fim de cada caractere.
substantivo feminino [Tipografia] Pequeno traço ou espessamento que remata, de um ou ambos os lados, os terminais das letras não lineares de caixa-alta e caixa-baixa; remate.
Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk) ou gothik.
Sabe-se que o leitor não lê um texto letra a letra, e sim palavra por palavra. Nesse contexto, ter uma fonte que se destaca com serifa parece ser mais atraente à nossa percepção. Um ponto que é reforçado por designers que defendem o uso de letras com serifa é que nós estamos acostumados a ver esses tipos há muito.
A partir de uma imagem, é possível descobrir a fonte que foi usada com a ajuda do site WhatTheFont. Ele compara a fonte com uma biblioteca de letras salvas e consegue identificar várias alternativas. Vamos ao tutorial. Em primeiro lugar, acesse WhatTheFont no computador ou celular.
Recomenda-se, para digitação, a utilização das fontes: Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações de mais de três linhas...
O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Margens esquerda e superior com 3,0 cm; direita e inferior com 2,0 cm.
Fonte e tamanho A fonte padrão definida pela ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos é a Arial. A fonte Times New Roman também é aceita, no entanto não é possível utilizar as duas fontes em um mesmo trabalho. O tamanho da fonte deve ser 12 e o tamanho 10 quando se tratar de referência, citação, legenda ou tabela.
Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade: Tamanho 12 para texto. Tamanho 14 em negrito para títulos. Tamanho 10 para citações e notas de rodapé
tamanho 12 em
Confira abaixo:
Como fazer a capa do TCC?
A formatação da capa e da folha de rosto do trabalho acadêmico de acordo com a norma ABNT deve seguir estas orientações:
Como fazer a folha de rosto (contracapa) nas normas ABNT
A capa e a contra capa são elementos importantes dos trabalhos escolares e acadêmicos. ... Contra Capa de Trabalho Escolar – Colocar Nome da Instituição de Ensino, Título e Subtítulo do Trabalho, Nome do Aluno, Nome do Professor, Local e Ano de realização do trabalho escolar.
Como fazer a folha de rosto de seu TCC nas normas da ABNT
Contracapa: como colocar na norma ABNT
À primeira capa de um livro (coloquialmente chamada apenas de “capa”) opõe-se a quarta capa (ou contracapa). A área interna da primeira capa é denominada segunda capa, enquanto a terceira capa é a área interna da contracapa.