Vacinas que devem ser tomadas na adolescência
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
As vacinas são substâncias constituídas por agentes patogênicos (vírus ou bactérias), vivos ou mortos, ou seus derivados. Elas estimulam o sistema imune a produzir anticorpos (proteínas que atuam na defesa do organismo), os quais atuam contra os agentes patogênicos causadores de infecções.
DTP+HIB. Também conhecida como tetravalente, esta vacina protege o bebê contra difteria, tétano, coqueluche e meningite, além de alguns tipos de gripe humana. Ela é aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida.
Primeiramente injeta-se antígenos atenuados que estimularão a produção de anticorpos específicos contra a doença, que ficaram inativos até que porventura o indivíduo contraia a doença. Dessa forma, a vacina é uma defesa passiva artificial, pois agirá somente se o indivíduo for infectado pelo vírus.
Para proteger nossa saúde, as vacinas precisam estimular o sistema imunológico – também chamado de sistema imunitário ou imune – a produzir anticorpos, um tipo de proteína, agentes de defesa que atuam contra os micróbios que provocam doenças infecciosas.
As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas.
Assim, enquanto as vacinas contêm antígenos e induzem o organismo a produzir anticorpos, os soros já contêm anticorpos prontos. As vacinas, graças às “células de memória”, que podem garantir uma imunidade duradoura; os soros curam a doença, proporcionando uma proteção rápida, mas temporária.
Como podem as vacinas ajudar As vacinas contêm partes enfraquecidas ou inativadas de um determinado organismo (antigénio) que desencadeia uma resposta imunitária do corpo. As vacinas mais recentes contêm a matriz para produzir antigénios e não o próprio antigénio.
A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.
Resposta: A importância da vacinação para prevenir doenças. As vacinas são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, e consiste na proteção do corpo por meio de resistências às doenças que o atingiriam.
Resposta: Podemos concluir, portanto, que a vacinação anual é importante, pois os vírus modificam-se e os vírus que circulam na população em um ano não serão necessariamente os mesmos do ano seguinte. Vale destacar que a vacina contra gripe é importante e ajuda a reduzir as complicações.
Podemos concluir, portanto, que a vacinação anual é importante, pois os vírus modificam-se e os vírus que circulam na população em um ano não serão necessariamente os mesmos do ano seguinte. Vale destacar que a vacina contra gripe é importante e ajuda a reduzir as complicações.
idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos ou pessoas imunodeprimidas e mulheres até 45 dias após o parto deveria tomar a vacina da gripe A em 2013.
Varíola é a única doença erradicada no mundo todo, mas poliomelite, sarampo, difteria e rubéola já chegaram a zerar casos no Brasil pela vacinação. Link copiado!
4 doenças erradicadas que podem retornar ao Brasil