O relevo terrestre é composto por três diferentes estruturas geológicas: bacias sedimentares, dobramentos modernos e crátons.
Os escudos cristalinos (ou maciços) são constituídos por rochas cristalinas (magmáticas ou metamórficas). ... Muitos mineiras são explorados nessa estrutura, tendo exemplos de: escudos Siberiano, Canadense, Guiano, Guineano, Potagônico e Brasileiro.
Os escudos cristalinos são formados a partir da erosão de rochas magmáticas ou ígneas, em sua grande maioria. São também constituídos pela solidificação do magma terrestre, decorrente de áreas onde ocorre atividade vulcânica.
Um escudo é uma grande área de rochas ígneas cristalinas pré-cambrianas e metamórficas de alto grau expostas que formam áreas tectonicamente estáveis. Em todos os escudos a idade das rochas é superior a 570 milhões de anos chegando mesmo aos 3 bilhões e meio de anos(3,5 mil milhões de anos).
Os crátons são estruturas geológicas muito antigas e ricas em minerais metálicos. Os Crátons – também chamados de Cratões – são um tipo de estrutura geológica caracterizada, em geral, pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.
Faixas Orogênicas. Dobramentos modernos são grandes estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes. Foram afetadas por forças tectônicas durante o período Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras.
Os dobramentos antigos são de forma generalizada, de picos arredondados, por causa de acontecimentos naturais ou antrópicos. Já os modernos, surgiram recentemente e não sofreram tantas alterações com o clima e o tempo, sendo assim são de pico mais agudo.