Apesar de possuir uma definição geral, a atitude filosófica apresenta quatro aspectos que podem complementar sua definição: o espanto, a dúvida, o rigor e a insatisfação.
A filosofia é fundamentalmente formada por uma atitude crítica. Ela começa negativa, percebendo um vazio e dizendo não a ele. Um não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos. ... Essa face positiva é o pensamento crítico, que junto da atitude crítica compõe a atitude filosófica.
Atitude Critica: É uma atitude que você aponta erros de pessoas, que muitas das vezes você nem conhece, que você quer saber mais que alguém e as vezes não sabe. Atitude Filosófica: É uma atitude que você medita, pensa antes de falar algo é como se estivesse tudo esquematizado antes de agir.
Na filosofia, a admiração ou espanto é o princípio fundamental para começar a filosofar, ou seja, é um processo atractivo através do qual não passamos indiferentes perante qualquer coisa, mas colocamo-nos em movimento, partindo de coisas simples para coisas mais complexas, terminando no conhecimento de si, como ...
A reflexão filosófica surge no século VI a. ... A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.
Resposta: O estranhamento possibilita o início de um movimento capaz de caminhar para além das interpretações marcadas pelo senso comum.
Estranhar/desnaturalizar são atividades de pensamento, movimentos que levam a outras formas de relação, de práticas. Estranhamento/desnaturalização, como ato pedagógico, configura-se como processos dissonantes, com fins indefinidos...
Resposta. Resposta:A Sociologia compreende a importância do Senso Comum, mas, ao mesmo tempo, faz o sujeito questionar-se acerca da veracidade apresentada por tal verdade. Com o Conhecimento Científico, a Sociologia sai do "achismo" e embarca no que podemos chamar de "palpável".
Resposta. Resposta: Quanto mais uma pessoa conhece algo, algum lugar ou determinado assunto, mais a pessoa pode questionar sobre o que está acontecendo e questionar sobre se realmente aquilo deveria ser daquela determinada maneira.
O olhar sociológico é importante para a compreensão dos acontecimentos que se passam diariamente no campo social. Nesta direção, o olhar sociológico pode ser compreendido como o direcionamento para a análise e compreensão dos Fatos Sociais.
Exige clareza, certeza e comprovações. O pensador crítico reconhece e evita preconceitos, identifica e caracteriza argumentos e avalia as fontes de informações, para dessa forma, alcançar uma posição procedente e justificada sobre um determinado tema ou assunto.
É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica. ... Sendo o conhecimento empírico adquirido de forma ingênua, através da mera observação e com base em deduções simples, é por vezes passível de erro.
A função do conhecimento na atualidade é além de gerar ensino, formar o aluno enquanto cidadão que pertence a sociedade. Essa atitude faz com que a escola atual além de geradora, seja transmissora de valores. Cabendo aos profissionais da educação disponibilizar as ferramentas educacionais e ensinar os alunos a usarem.