Trabalho de uma força variável é semelhante a este, com uma diferença: a força aplicada não é constante. ... O cálculo do trabalho de uma força de módulo variável, ou seja, não constante, deve ser feito com base num gráfico, que relaciona a força, ou sua respectiva projeção, em função do deslocamento.
Uma força constante significa uma força que não muda com o tempo. Ela é sempre a mesma durante todo o tempo que você está realizando o trabalho.
No item anterior, para calcular o trabalho de uma força constante, utilizamos a equação T = F · d · cos θ. No entanto, existe outra maneira de calcular esse trabalho, utilizando, para isso, o método gráfico. A seguir, temos o gráfico de uma força F constante em função do deslocamento produzido.
Usualmente, a palavra “trabalho” está diretamente ligada ao esforço mental e físico. Mas a definição física da palavra “trabalho” está ligada à medida das transformações de energia. Dessa forma, conforme se aplica essa força variável, a caixa sofre um deslocamento de 5 metros. ...
Sabemos também que quando um corpo se move com velocidade constante sua aceleração é igual a zero, sendo assim, temos que a força resultante que age sobre este corpo (ou objeto) também é igual a zero. O que podemos concluir dessas afirmações é que o trabalho realizado pelas forças, que atuam no corpo, é zero.
O trabalho da força resultante que atua sobre um corpo em um intervalo de tempo qualquer é igual à variação de sua energia cinética naquele intervalo de tempo. ... Após um determinado instante, atuará nesse corpo uma força resultante de intensidade constante e paralela à velocidade inicial.
O Teorema Trabalho-energia cinética Enunciado: O trabalho realizado pela força resultante que atua sobre um corpo é igual a variação da energia cinética do corpo.
Uma força aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo. ... Quando uma força tem direção oposta ao movimento o trabalho realizado é negativo: