O nado borboleta é disputado, tanto na piscina curta, quanto na longa, em três distâncias: 50m, 100m e 200m.
No nado borboleta, o nadador eleva o queixo para frente no começo da braçada para respirar. Quando os braços estiverem na sua máxima extensão, a meio do movimento aéreo, os ombros e a cabeça são levantados da água. Nesse momento, o nadador tem uma boa oportunidade para respirar.
Em geral, a natação tem ótimos ganhos cardiorrespiratórios. O nado Borboleta pode ser destacado nesse sentido por ter um trabalho de respiração ligado a força. Os exercícios respiratórios contribuem para o tratamento de doenças como asma e bronquite.
A natação queima mais calorias do que outras atividades de baixo impacto, como a caminhada, por exemplo. Por esse motivo, ela é indicada para quem tem pressa em perder peso, mas não suporta o desgaste de atividades muito puxadas. O risco de lesões é mínimo porque não há impacto sobre as articulações.
Quais são as principais atividades aquáticas para o lazer?
A hidroginástica melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório; aumenta circulação, resistência e força muscular, mobilidade articular; e fortalece inúmeras musculaturas. Tudo isso sem causar impacto nas articulações, por ser feita dentro da água. NÃO PARE AGORA...
“Quando realizada em uma intensidade de leve à moderada, pode ter um gasto calórico aproximado de 700 a 800 calorias em uma hora. Já a aula de hidroginástica trabalha o corpo de forma mais localizada, com exercícios de fortalecimento muscular. Nessa atividade, você pode gastar, em média, 500 calorias em uma hora”.
As vantagens da prática da hidroginástica é que ela diminui o impacto nas articulações, e exige menos esforço nos movimentos, além de ser uma atividade totalmente divertida e interativa. O método foi criado por Joseph Pilates. O Pilates proporciona um condicionamento físico e mental, através de movimentos suaves.