A radioatividade natural ocorre espontaneamente na natureza em determinados elementos que emitem de seus núcleos as três emissões radioativas naturais: alfa (α), beta (β) e gama (γ). ... Com o tempo, outros elementos ainda mais radioativos foram descobertos, tais como o polônio e o rádio.
São três as emissões radioativas naturais:
Conheça os tipos de emissões e entenda seus impactos. É comum, em ecologia, o termo "emissões" ser usado para falar de lançamento ou liberação de gases na atmosfera. ... O lançamento na atmosfera de qualquer matéria líquida, sólida ou gasosa é definido como emissão.
As radiações gama são ondas eletromagnéticas com alto poder de penetração, podendo atravessar o corpo humano e causar vários danos. ... Isso significa que essas emissões não eram constituídas de partículas, como as radiações alfa (α) e beta (β), mas eram, na verdade, radiações eletromagnéticas.
A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações. ... Por estas características esta radiação é nociva à saúde humana, ela pode causar má formação nas células.
Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética ionizante nociva à saúde e com alto poder de penetração. ... Em razão de sua enorme energia, os raios gama podem arrancar elétrons de diversos materiais, bem como causar danos às moléculas de DNA dos seres vivos, por isso dizemos que esse tipo de radiação é ionizante.
Além disso, os raios gama são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta. Por estes dois motivos, a radiação gama é perigosa aos seres vivos. Devido à sua elevada energia e alta profundidade de penetração na pele, podem causar danos no núcleo das células sadias do corpo humano.