Chiavenato (2004) diz que as principais técnicas de Recrutamento Externo são; anúncios em jornais e revistas especializadas, agências de recrutamento, contatos com escolas, universidades e agremiações, cartazes ou anúncios em locais visíveis, apresentação de candidatos por indicação de funcionários, consulta aos ...
Conheça as 8 etapas do processo de recrutamento e seleção
As vantagens do recrutamento externo
As vantagens e desvantagens do recrutamento externo na empresa. Recrutamento externo é o processo em que a empresa busca um profissional fora da organização para preencher alguma vaga disponível. A ideia desse modelo é recorrer a um novo conjunto de habilidades e experiências para a execução do trabalho.
Desvantagens do recrutamento externo
Assim como todo processo, o recrutamento interno possui também, desvantagens, algumas são:
O recrutamento interno tem como objetivo valorizar o capital humano dentro das organizações, por meio de promoção ou transferência de funcionários. É a valorização dos recursos internos. O processo de recrutamento interno estimula os funcionários a se aperfeiçoar, devido à possibilidade de crescimento.
O recrutamento interno deve sempre aplicar critérios objetivos de seleção e tratar os colaboradores com o máximo de igualdade. Sendo assim, fatores como produtividade, qualificações, estratégias empresariais e perfil comportamental devem ter grande peso na hora da seleção dos candidatos.
Vantagens do Recrutamento Interno É motivador, pois oferece oportunidades de promoção. Ao saber que têm a chance de irem para um cargo mais elevado e, consequentemente, com um maior salário, os funcionários passam a se empenhar ainda mais para alcançar seus objetivos.
Recrutamento interno é um processo de seleção de funcionários de dentro da própria empresa para o preenchimento de novas vagas de emprego. Esse tipo de processo seletivo apresenta inúmeras vantagens e pode ser utilizado antes do recrutamento externo. É comum o surgimento de vagas em aberto dentro de uma empresa.
O recrutamento de profissionais para o preenchimento de cargos específicos dentro de uma organização pode ser feito por meio de um recrutamento interno, com os colaboradores que já fazem parte da empresa, ou externo, com a busca de pessoas de fora.
Porém, nem sempre os recursos internos atendem às necessidades da empresa. Quais são as principais situações em que o recrutamento interno NÃO é o mais adequado? ... c) Quando a empresa não tem um sistema informatizado que permita organizar as informações do processo seletivo.
Confira um passo a passo de como o RH de sua empresa deve planejar e executar o recrutamento interno de forma eficiente:
4 dicas para se dar bem num processo seletivo interno