Ciências da Saúde
As pesquisas científicas desempenham papel crucial na inovação tecnológica de várias áreas, além de proporcionar ao país melhorias ao seu desenvolvimento. Os países mais bem desenvolvidos e ricos do mundo têm alto de nível de investimento em pesquisas científicas.
É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental. As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território.
Resposta. A Antártida apresenta uma das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do planeta, e tambem recurso minerais e energéticos, esses são os interesses geopolíticos.
Apesar de a extração de petróleo e a mineração serem proibidas pelo Tratado da Antártida, ela pode ser explorada para fins científicos. ... Isso porque, ao contrário do Ártico, que é composto principalmente de oceano congelado, a Antártida é um continente rochoso coberto de gelo.
Resposta: A Antartida é um território pouco explorado, onde se especular haver uma imensa quantidades de recursos naturais (minerais e biológicos) ainda não explorados. Mas ao mesmo tempo o continente é fundamental para o equilíbrio do clima e da vida nos oceanos (e por consequência da Terra).
Resposta. o degelo das calotas polares, devido ao aquecimento global e a morte de animais adaptados ao clima frio. Um exemplo, é o urso polar, que como o gelo que se derrete vira água, o urso acaba tendo que nadar longas distâncias para atravessar e muitas vezes, morre no meio do caminho.
A Antártida não é habitada porque as condições naturais dessa região, dificulta a presença do homem, pois apresenta as menores médias de temperatura do planeta.
Se existe uma variedade de animais habitando o solo antártico, o mesmo não pode ser dito sobre a população humana. A população Antártica é composta basicamente por cientistas que não residem de maneira permanentemente, residindo por um período de meses determinado e sendo então substituídos por outros.
Como único continente desabitado, a Antártida não tem nenhum governo e não pertence a nenhum país. Vários países reivindicam áreas, mas estas reivindicações não são reconhecidas por outros. A área entre os meridianos 90° O e 150° O é a única parte da Antártida e da Terra não reivindicada por nenhum país.