O controle de estoque serve para a empresa avaliar a entrada e saída de mercadorias e auxilia uma companhia a reduzir custos e administrar a cadeia de produção e distribuição com mais eficiência.
Mas o que é ficha de estoque? É basicamente um relatório que pode ser organizado em formato de planilha, reunindo de maneira detalhada todas as informações relacionadas aos produtos que entram e saem do estoque de uma empresa comercial.
O principal objetivo da ficha de Controle de Estoque é inspecionar a movimentação das entradas e saídas de mercadorias de estoque. Com a ficha é possível manter um estoque atualizado e sem erros, de forma a ter certeza do que se tem dentro da empresa.
O almoxarife usa uma ficha, conhecida como ficha de controle ou de prateleira, onde ele anota as características, prazo de validade e outras informações sobre cada material que entra e sai da empresa.
Controle de estoque consiste em realizar a gestão de mercadorias de uma empresa. Em outras palavras, registrar o fluxo de entrada e saída de artigos para viabilizar condições que otimizem o seu uso eficiente e minimizem a necessidade de investimento de capital. Daí a importância do controle de estoque ser tão grande.
Reduz desperdícios e custos O acompanhamento de estoque elimina o excesso de produtos, o que, por consequência, reduz o número de furtos, avarias, vencimentos, produtos obsoletos ou parados, entre outros. Evitar esses contratempos implica reduzir consideravelmente os custos da empresa, tanto de tempo quanto financeiro.
O sistema de gestão de estoque é uma tecnologia para controle e monitoramento de todo esse setor da empresa. Isso porque é uma tecnologia que integra o setor de produção com as vendas, permitindo otimizar os volumes de compra.
Como dissemos anteriormente, um sistema de gerenciamento do estoque evita perdas. Conforme você controla a data de entrada de matéria prima ou produto e as data das saídas, será possível identificar os ingredientes que estão próximos do vencimento e também o que está prestes a faltar.
Confira na sequência.
Como fazer o controle de estoque
O primeiro passo para o registro de entradas e saídas do estoque é a padronização do cadastro de produtos. Assim, o controle se dá com o registro de qualquer produto que entra ou sai do estoque.
A conferência cega é um recurso que lhe permite monitorar a etapa de recebimento de mercadorias em seu estoque físico. Realizando uma comparação entre quantidade de itens comprados e quantidades contadas pelo funcionário que recebe a mercadoria.
A gestão de estoque automatizado aumenta a precisão, reduz os erros humanos e ajuda a entender quais produtos têm mais saída e os que ficam encalhados no depósito. Com esse tipo de software, é possível produzir dados em tempo real e diretamente da fonte.
Com a automatização, todas as informações passam a constar no sistema de forma organizada e acessível. Caso você precise consultar algum dado, portanto, não precisará perder seu tempo procurando em um caderno ou uma planilha. ... Assim, as tomadas de decisão serão sempre baseadas em dados concretos, e não em previsões.