No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.
Sathia e Sekar (2012) relatam que a degradação dos mangues aumenta a mortandade de peixes, reduz a purificação da água e eleva a salinidade dos solos costeiros. Essas alterações em florestas de mangues causam instabilidades da biodiversidade, do meio físico e por consequência do microclima (Galvani e de Lima, 2011).
- Raízes respiratórias, de aeração ou pneumatóforos: Essas raízes são muito comuns em plantas que vivem em manguezais, principalmente por realizar trocas gasosas com o meio ambiente. ... Quando a planta é parasita (ex. Cipó-chumbo), os haustórios retirarão água e nutrientes sugando a seiva elaborada.
14.
Vitória
A redução da área de mangue é ligada a uma série de fatores, mas a expansão urbana se destaca. “Principalmente ocupação imobiliária, tanto causada pelo crescimento do turismo, a instalação de novos resorts, hotéis, pousadas como também pela ocupação também das comunidades.
O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa Catarina.
Brasil
Dessa maneira, os manguezais, considerados ambientes rico em biodiversidade, surge do contato do ambiente terrestre e marítimo, ou seja, dos rios e dos mares. ... No Brasil, há presença desse ecossistema em toda a costa litorânea (desde norte e sul), sendo o país que possui a maior faixa de manguezal do planeta.
No mangue, o relevo baixo e plano favorece a entrada de água salgada. Quando a maré está baixa a água doce do rio prevalece, mas quando a maré sobe a água do mar se mistura com a água doce tornando-a salobra.
Pelo fato de estar constantemente salgado, o solo do mangue é pobre em gás oxigênio, o que determina a sobrevivência apenas de bactérias anaeróbicas produtoras de gás sulfídrico, que lhe confere um cheiro característico.
Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d'água.
Inúmeras atividades antrópicas, diretas ou indiretas, podem comprometer a estrutura e funcionamento dos manguezais, como desmatamento, aterro, drenagem, assoreamento, extração de madeira, exploração da fauna e poluição.
De acordo com o mestre em Geografia, a supressão de vegetação e de áreas, com aterramento e/ou construção de grandes empreendimentos são impactos graves nos manguezais. “Essas ações que são mais 'definitivas' eliminam toda fauna e flora.
Resposta. Uma das maiores causas é a exploração imobiliária. Esta, aterra as áreas dos manguezais, destroi a vegetação sem se preocupar com o desequilíbrio ambiental. ... Pode-se considerar que o maior predador dos mangues, assim como na maioria das destruições.
Os manguezais também são essenciais na capacidade de assimilação dos resíduos da carcinicultura em muitos ambientes. Assim a perda dos manguezais pode reduzir a capacidade do ambiente, carregando para a carcinicultura e agravar os problemas de poluição descritos acima.”.
Enchentes e assoreamento dos rios; Elevação das temperaturas; Desertificação; Proliferação de pragas e doenças.
Bom, então seguindo sua pergunta sobre como a destruição dos manguezais pode afetar o ser humano, seria a inviabilização da alimentação e do comércio de pescados e de mariscos, principalmente da população local. E também teríamos problemas com erosão e assoreamento das regiões costeiras.
Realizar diversas atividades que abordam a preservação e sustentabilidade do mangue. Identificar os animais que precisam desse ecossistema para viver. Conscientizar os estudantes em relação a atividades de manejo sustentável que possibilitem a preservação dessa floresta.
Entre as ações que podem ser realizadas nos manguezais estão a pesca esportiva e de subsistência, o cultivo de ostras e de plantas ornamentais, bem como o desenvolvimento do turismo local e promoção da região. É importante ressaltar que essas atividades não degradam o ecossistema.
A vegetação de restinga tem o importantíssimo papel de fixar areia e dunas e impedir assim a erosão das nossas praias. A RESTINGA protege as praias e as dunas: já viram como o mar entra na praia e para onde começa a nossa “salsa”?
Diferente do que muitos pensam, os mangues não servem apenas como criadouros de caranguejos. ... A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa", explica a bióloga. A tradição pesqueira influencia profundamente a culinária capixaba.
caranguejo-uçá
“Assim como acontece nas dunas, as áreas de restinga têm forte ocorrência de ventos, além de altas temperaturas e elevada salinidade. ... A restinga funciona ainda como uma proteção para o próprio manguezal, já que atua na estabilização desse outro ecossistema.