Sete fundamentos básicos
O Fundo é a dimensão menos definida do contexto visual de onde se projeta, se firma ou se apoia uma dada forma ou figura. ARTES VISUAIS – Dinâmicas visuais: o fundo e a figura.
Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou uma superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada.
A experiência relacional também ocorre na psicoterapia individual, mas esta carece de um terceiro, exterior, que olhe para essa relação. ... Era também uma psicoterapia individual, só que feita na presença do grupo, cuja ênfase permanecia sendo introspecção, mas diante de uma plateia.
De modo geral, os principais aspectos a serem considerados para compor o grupo são: ter a experiência relacionada ao tema e estar disposto a entrar nesse processo. Cabe ao psicólogo, ainda, observar mais a fundo o perfil do paciente e perceber se ele está em condições de participar.
A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.
Conceito de grupo em tarefa De acordo com Pichon-Rivière, o grupo se estabelece quando um conjunto de pessoas motivadas por necessidades semelhantes se une em torno de uma atividade específica, em tempo e espaço determinados, estabelecidos entre elas.
Pichón-Riviére define ECRO, como um conjunto organizado de conceitos gerais, teóricos, referidos a um setor do real, a um determinado universo de discurso, que permite uma aproximação instrumental ao objeto particular (apud ADAMSOM, 2008, p.
Cone Invertido É um esquema constituído pôr vários vetores na base dos quais se fundamenta a operação no interior do grupo. A partir da análise inter-relacionadas destes vetores se chega a uma avaliação da tarefa que o grupo realiza.
Além dessa peculiaridade, o autor enumera outras caracte- rísticas de um grupo: forma uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios; garante, além de uma identidade pró- pria, as identidades específicas; preserva a comunicação; garante espaço, tempo e regras que normatizam a atividade proposta; organiza-se em ...
Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao ...
Se houver interesse, o grupo deve mobilizar mais pessoas, pois são necessários pelo menos 10 integrantes para iniciar.