Corte os maracujás ao meio, retire e a polpa e corte a casca em tiras finas. Feito isso, coloque as tiras em uma assadeira e leve ao forno médio por 30 minutos ou até ficarem bem sequinhas.
Para fazer a farinha, basta separar a polpa da casca do maracujá. Depois, é necessário retirar a parte branca da casca e colocar no forno médio até que fiquem secas e quebradiças. Em seguida, colocar no liquidificador ou num mix e bater até que esteja tudo triturado.
R$ 19,90 / Kg A farinha de maracujá não é benéfica apenas para diminuir o açúcar no sangue e evitar a absorção de gordura, ela também desintoxica o organismo. Isso torna o organismo mais equilibrado e auxilia na dieta / reeducação alimentar.
A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes. Ela podem ser usada em pratos como empanados, massas para bolos funcionais ou adicionada em iogurtes e vitaminas, sendo uma ótima opção para quem deseja emagrecer.
Ela também é rica em fibras. "34,6% de sua semente é composta por fibras alimentares", completa a especialista. No entanto um alerta importante é sua quantidade de calorias, que pede uma ingestão mais moderada. "A quantidade recomendada de grão ou farinha de chia é de 1 a 2 colheres (sopa) por dia", frisa Paula.
A chia tem uma boa quantidade de ômega 3 que atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição.
Para obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de chia em um copo com água, deixar por cerca de 15 minutos e beber mais ou menos 20 minutos antes do almoço ou do jantar.
[COMO CONSUMIR A CHIA] A chia pode ser consumida crua, triturada, em forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo. Quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos culinários.
Como consumir: 5 maneiras 1 – Tome, 30 minutos antes do almoço, um copo d'água misturado com 1 ou 2 colheres de chia. A bebida ajuda a reduzir a fome e fará com que você coma menos. 2 – Misture as sementes na preparação de massas integrais para tortas, pães e bolos.
Engana-se quem pensa que só dá para apostar na chia para preparar o café da manhã ou lanches: a semente também pode ser usada para completar os nutrientes da comida do almoço ou do jantar. Por melhorar a digestão, inclusive, ele é um ótimo acompanhamento para carnes.
Assim como os grãos as sementes também possuem substâncias antinutricionais, que a médio e longo prazo são nocivas, já que bloqueiam a adequada absorção dos nutrientes. ... Mas existe uma solução simples, é só hidratar as sementes. A chia deve ser hidratada por pelo menos 30 minutos, em água filtrada ou até formar um gel.
Por isso, apesar de ser um pouco calórica, é uma ótima pedida acrescentá-la em frutas, iogurtes, vitaminas e mingaus (uma colher de sopa). Já as sementes de chia e linhaça podem ser salpicadas em sopas, massa de panqueca, saladas e no que mais preferir.
Em um recipiente de vidro ou plástico, coloque 150ml de água filtrada para cada colher da semente. Deixe de molho de 3h a 8h. Pode hidratar em quantidade maiores e deixar na geladeira. Você deve ingerir o gel que se forma, não é preciso lavar e nem coar.
Para consumir a chia em forma de gel, deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos. "O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado, não sendo recomendado guardar a mistura para comer depois."
A chia também pode aparecer na sopa de legumes. Para isso, basta acrescentar a semente entre os outros ingredientes para que, além das vantagens dos outros nutrientes, a comida ganhe mais fibras e, assim, aumente a sensação de saciedade no organismo e faça bem para o intestino.
Por ter sabor neutro, ela vai bem tanto com doce, quanto com salgado, e pode ser consumida de diversas maneiras. Uma boa pedida é adicionar a chia em sucos, iogurtes e vitaminas, pois ela auxilia na diminuição do índice glicêmico.
Deixá-la de molho (na água) despreza essas substâncias”, afirma Luanna. Além disso, quando em contato com líquidos, a chia pode expandir e formar uma espécie de gel em volta da casca. Isso faz com que o organismo possa absorver melhor todas as suas propriedades.
Esse superalimento irá turbinar o seu lanche: "A chia ainda é uma semente com alta capacidade de formação de gel. Uma boa dica é adicioná-la ao iogurte 1 hora antes do consumo e deixá-lo na geladeira, para aqueles que preferem o iogurte com uma consistência mais firme.
Em um liquidificador, bata o iogurte com as frutas. Coloque em um recipiente pequeno, adicione a colher de sopa de chia e mexa bem. No topo, coloque frutas de sua preferência e deixe descansar na geladeira. Durante a noite, o iogurte hidratará a chia, e o alimento ficará na consistência correta pela manhã.