Cada vez mais procuradas, as argilas – de diferentes e inúmeras cores – podem ser utilizadas em diversas situações. No geral, elas são usadas em nossa pele, seja para agir contra o envelhecimento precoce ou clarear manchas, por exemplo.
“Essa argila é uma mistura da branca e da vermelha. Super indicada para peles mais delicadas, que se irritam facilmente. Apresenta propriedades cicatrizantes e suavizantes” afirma a dermatologista.
Com o cabelo úmido, aplique a argila escolhida no couro cabelo e deixe agir por no máximo 15 minutos. Você pode massagear a cabeça enquanto o produto age. Por fim, retire toda a argila com água morna ou fria, nunca quente. Vale lembrar que, não deve-se aplicar no comprimento dos fios.
São os sais minerais presentes em sua composição que proporcionam as propriedades terapêuticas da argila. Por possuírem elementos químicos semelhantes aos do corpo humano, como cálcio e ferro, elas têm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e desintoxicantes e servem para muitas aplicações, trazendo benefícios à saúde. Algumas das suas propriedades são:
A argila é um mineral de rochas sedimentares composto de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas tonalidades e propriedades. Os vários tipos de argila são originados a partir de um conjunto de processos físicos e químicos que modificam as rochas e alteram sua forma física e composição química. É por meio dessas alterações que ela é formada.
Primeiramente, essa argila tem um poder cicatrizante e tem ação suavizante. Além disso, é indicada para pessoas que sofrem com pele sensível e desidratada, já que seu PH é bem parecido com o da pele natural e contém alumínio na composição.
Atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante e inibe o desenvolvimento de Staphylococcus aureus (bactérias que podem provocar doenças que vão desde simples infecções, como espinhas, furúnculos e celulites, até infecções graves, como pneumonia e meningite).
A argila vermelha é usada há muito tempo para tratamentos estéticos. Por ter um baixo custo, ser facilmente encontrada e de prática utilização, é uma ótima opção para quem quer realizar cuidados caseiros. Ela é rica em óxido de ferro, cobre e silício, o que faz com que gere diversos benefícios para a pele e cabelo.
Para entender os benefícios da argila verde na pele, é necessário descobrir a origem dessa substância. Esse ingrediente é extraído diretamente das rochas vulcânicas e possui uma série de elementos em sua composição, como o silício, cálcio, magnésio, zinco, potássio e o ferro.
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
A máscara de argila também é acessível e pode ser feita em casa! É só misturar o tipo de sua preferência com água mineral, criando uma pasta que pode ser aplicada na pele ou no cabelo.
Também eficaz contra a acne, a argila marrom promove um efeito rejuvenescedor ao atuar como desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
Cuidar da pele vai muito além da estética. Dessa forma, utilizar a argila é uma ótima maneira de praticar o mindfulness (ou atenção plena) — uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que ensina a ter foco no presente, e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado.
A argila é um ótimo aliado para quem busca uma pele mais bonita, hidratada e viçosa. É extraído da natureza, atualmente, em diversas cores e com ótimos benefícios à saúde. Entretanto, descubra a partir de agora, quais sãos os tipos de argila, para que serve cada uma e como utilizar.
Diferente das outras, que é encontrada nas margens superiores dos rios, essa argila é encontrada 5 metros abaixo do solo e por esse motivo, tem alta concentração de alumínio e silício. Conhecida também como lama vulcânica, é indicada para a desintoxicação da pele.
O uso desse ingrediente não é recente. Na Mesopotâmia e no Egito Antigo, por exemplo, as argilas eram utilizadas como medicamentos terapêuticos para o tratamento de feridas e para a supressão de sangramentos.
A Ingredientes Online é um fornecedor de produtos naturais onde você encontra os melhores preços e promoções de argilas e mais variedades de produtos da melhor qualidade.
Elas são formadas devido à decomposição do feldspato, que é um mineral constituinte das rochas ígneas. Normalmente, a desintegração e a decomposição atuam juntas, uma vez que a ruptura física da rocha permite a circulação da água e de agentes químicos.