Durante a Terceira Revolução Industrial houve o desenvolvimento nas áreas de informática, eletrônica e robótica. Nesse período foram criados diversos produtos ligados à tecnologia. Algumas invenções da década de 1950 foram se aprimorando ao longo dos anos e permanecem até hoje.
Num primeiro momento, o sistema de produção em massa, disseminado a partir da indústria automobilística, permanece como padrão em todo o mundo. Ao mesmo tempo, contudo, o processo de produção japonês - a chamada produção enxuta ou Toyotismo - ganha cada vez mais espaço.
A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), e terminou durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), envolvendo uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço.
Para fins de estudo, a Revolução Francesa é dividida em três fases:
O ferro, o carvão e a energia a vapor, característicos da primeira fase da Revolução Industrial, agora dão lugar aos representantes da segunda fase: o aço, a eletricidade e o petróleo.
Características da Primeira Revolução Industrial Essas são as quatro características mais importantes da Primeira Revolução Industrial: o carvão mineral, que era fonte de energia; a máquina à vapor, que usava energia mecânica; o ferro, utilizado para construir máquinas, navios, locomotivas e a indústria têxtil, que foi ...
Locomotiva, símbolo da Revolução Industrial.
A Primeira Revolução Industrial abrange o período que vai de meados do Século XVIII até meados do Século XIX (abrangendo, geralmente, de 1750 a 1850) e teve como principal símbolo as máquinas a vapor, o progresso científico e a ascensão de uma nova modalidade de consumo.
Anteriormente, destacavam-se as indústrias de metalurgia, siderurgia e a indústria automobilística. Na Terceira Revolução Industrial, destacaram-se as indústrias de alta tecnologia, desenvolvendo-se áreas da genética, robótica, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outras.
As principais consequências da Terceira Revolução Industrial podem ser vistas não só no campo produtivo com o invento e melhoramento de máquinas nas indústrias, mas também como a utilização da robótica, que diversificou e ampliou a produção diminuindo os custos, e no campo social. As relações sociais modificaram-se.
A Terceira Revolução Industrial imprime a marca da exclusão, na qual a força de trabalho é dicotomizada em trabalhadores centrais e periféricos, desempregados e excluídos, dividindo também a parcela de apreensão do conhecimento e a utilização de tecnologias, gerando relações desiguais de poder pelo saber e pelo ...
Caminho até a Indústria 4.
→ Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850; → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.
As principais diferenças entre a Primeira e a Segunda Revolução Industrial foram os lugares em que foram predominantes, o tipo de energia que servia as indústrias e o estabelecimento das relações neocoloniais, presentes na Segunda, mas ausentes (ou quase) na Primeira.
A segunda revolução industrial se caracterizou, dentre outros motivos, pelo desenvolvimento de novas ferramentas, fontes de energia e setores industriais, surgidos principalmente a partir da segunda metade do século XIX.
As principais características da segunda revolução industrial foram a substituição do ferro pelo aço, que era mais leve e resistente, e a utilização de novas formas de energia (energia elétrica e petróleo), o que levou a um salto de produtividade. ... principais segmentos da indústria: têxtil, mineração e metalúrgica.
A Indústria 4.