Colocar um balde no quarto, ter plantas dentro de casa ou tomar banho com a porta do banheiro aberta são ótimas soluções caseiras para umidificar o ar quando este está muito seco e dificulta a respiração, deixando as narinas e a garganta seca.
Essa é outra dica simples que torna menos seco o ar dentro do quarto. Encher uma bacia de água e deixar no ambiente (quanto mais perto da cabeceira da cama, melhor) ajuda a umidificar o ar e facilita a respiração durante o sono. Lembre-se de trocar a água diariamente.
É uma dica bem conhecida, mas bastante eficiente. Pouco antes de se deitar, encha uma bacia ou um balde com água e coloque ao lado da sua cama. Ela terá o efeito parecido com a da toalha, da dica anterior: irá evaporar, ajudando a melhorar sua respiração e a umidificação do ar.
Se você mora em um sobrado, já deve ter percebido que o térreo provavelmente é o ambiente mais fresco. O sol bate com menos intensidade, então você pode adaptar o ambiente para passar mais horas por dia nele.
Primeiramente, essa tarefa já pode ser adiantada se você manter as paredes e cortinas do quarto com cores claras. Em suma, essas cores frias evitam que o ambiente absorva mais luz do sol e calor, como as cores escuras fazem.
Acredite ou não, mas os tapetes pelo chão do quarto não ajudam. Em suma, se o piso for frio, ele auxilia a deixar o ambiente menos quente. Então, o tapete impossibilita essa troca de temperatura.
Optar por cores claras, como paredes, cortinas e mantas brancas também é uma boa ideia. Dessa maneira, elas refletem mais do que absorvem a luz.
Quem não deseja um ar mais limpo, fresco e agradável, não é mesmo? Muitas casas não dispõem de muita iluminação solar, mas isso não significa que não se pode incluir plantas nesses locais. Veja alguns exemplos de folhagens que se dão bem em ambientes internos:
Deixar uma toalha molada nas costas de uma cadeira também é uma ótima ideia mas ela também pode ficar na cabeceira ou nos pés da cama. Só não deve ficar toda enrolada porque pode ficar com mau cheiro.
Com as altas temperaturas do verão, é fácil perceber que, além do calor, o ar fica mais seco e com baixa umidade. Umidificar o ar do quarto é muito importante para melhorar a qualidade da sua respiração e, consequentemente, ajudar no seu próprio sono.
Ao tomar um banho com a porta do banheiro aberta permite que os vapores da água do chuveiro se espalhem pelo ar, umidificando naturalmente o ambiente. Apesar disso acontecer no banho frio, é mais eficiente com a água morna.
Tapetes? Nem pensar. Nessa época do ano, é importante reservar para o contato direto com o piso frio. Assim também com todos os tecidos pesados e objetos que acumulam calor pela casa. Juntamente com os móveis que recebem o calor do sol diretamente, tente mudar de lugar. Caso não seja possível mudar, você pode cobrir o seu sofá ou poltrona com tecidos e capas leves. Tecidos 100% algodão, por exemplo, não retem calor ou suor.
Basta fazer a limpeza do aparelho corretamente. Desse modo, você e a sua família poderão aproveitar o frescor ofertado pelo eletro sem correr nenhum risco. Lembre-se: é recomendável que o ar-condicionado passe por manutenção e limpeza a cada 6 meses.
Um dos métodos mais simples de como umidificar o ar da sua casa é utilizando um umidificador de ar eletrônico. O funcionamento do aparelho é extremamente simples: você só precisa colocar água no compartimento, encaixá-lo no local correto e conectar na tomada. Pronto. Com isso, você vai manter o ar da sua casa úmido.
Além de adotar estratégias para combater o ar seco, existem outros cuidados necessários nas épocas de seca, como beber mais água, evitar a exposição solar e não fazer exercícios nos horários mais quentes do dia.
Uma maneira de como refrescar o quarto é umidificando. Você pode utilizar umidificadores eletrônicos, mas também pode espalhar baldes e bacias com água pelo ambiente. Também pode ajudar jogar um pouco de água no chão ou espalhar toalhas úmidas. Entretanto, pode não ser a melhor dica quando o clima está quente e úmido, piorando a sensação térmica.
Cultivar plantas dentro de casa, além de ser uma boa dica de decoração de ambientes e deixar a casa perfumada, também pode ajudar a refrescar. Portanto, regue adequadamente. O excesso de água irá evaporar de forma natural para os cômodos. Para ambientes fechados, lembre-se que as plantas mais indicadas são as de sombra ou meia-sombra, como lavandas, babosas e gérberas.
Bom, você pode simplificar todo o processo: utilize um umidificador ou climatizador de ar no seu quarto. O primeiro serve justamente para melhorar a qualidade do ar, enquanto o segundo possui recursos de ionização e ventilação – além da umidificação, o climatizador também refrescará levemente o seu quarto.
Manter a circulação do ar é o ideal em altas temperaturas. Em outras palavras, mantenha portas e janelas abertas. Para que uma corrente de ar seja formada, é necessário que haja dois escapes contrários. Assim, entra por um lado e sai pelo outro, refrescando o quarto.
Há diversos de modelos de umidificadores disponíveis no mercado, fica até difícil escolher um. Para esclarecer as diferenças e decidir qual é o melhor aparelho para você e sua família, confira a lista que preparamos sobre isso:
E se o seu quarto é uma suíte, melhor ainda! Utilize isso a seu favor: o vapor do chuveiro pode servir para umidificar o ar do seu quarto. Enquanto você toma banho, não abra a janela e sim a porta. Dessa maneira o vapor vai entrar no quarto e deixar o ar do cômodo ainda mais úmido.
Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável.
Para obter o isolamento desejado não é preciso que as placas de EPS tenham uma espessura muito alta, pelo contrário: lajotas de EPS com espessura de 30 mm já são suficientes para um isolamento eficaz (dependendo obviamente da região climática do nosso país).
POR QUE A FIBRA DE CERÂMICA É MAIS INDICADA PARA ISOLAMENTO TÉRMICO DE FORNO.
As mantas térmicas são a maneira mais tradicional – e eficiente – de fazer isolamento térmico em um imóvel. Feitas de minerais – que são em sua maioria rocha ou vidro – elas são aplicadas tanto no teto quanto nas paredes.
As mantas são a maneira mais tradicional de fazer isolamento térmico. Feitas de lã mineral – de rocha ou de vidro – elas são aplicadas tanto sob o teto – no forro – quanto nas paredes, e acabam sendo uma das maneiras mais baratas e práticas de isolar a casa termicamente, tanto do frio quanto do calor.
Os mais comuns são a manta asfáltica, feltro com alumÍnio adesivado, isolante térmico EVA ou etaflon aluminizado. Forrar o interior do veículo com esses recursos é o que cria a camada de isolamento, ajudando a impedir que o calor do ambiente externo atinja dentro do carro.