Dados obrigatórios da ficha de cadastro de funcionários
Confira o que uma ficha completa para admissão de funcionário deve conter em simples passos....Tudo começa pelas informações e documentos básicos
A ficha de cadastro é uma forma de organização das informações de clientes em um banco de dados ou arquivo. Ela pode ser tanto física quanto virtual e é utilizada por todas as áreas da empresa.
O CNPJ compreende as informações cadastrais das entidades de interesse das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A administração do CNPJ compete à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
CNPJ é uma sigla e significa Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Ele veio para substituir o antigo CGC — Cadastro Geral do Contribuinte — e é a forma que a Receita Federal usa para identificar as empresas cadastradas, o que garantirá os direitos fiscais e jurídicos da empresa.
Consulta de CNPJ na Receita Federal O serviço é gratuito no site da Receita Federal. Basta digitar o número do CNPJ desejado no campo indicado. O comprovante de inscrição e a situação cadastral da empresa surgirão na tela. O comprovante atesta que o empreendimento pesquisado realmente existe.
É possível descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome no site Redesim, um portal de serviços do governo federal para pessoas jurídicas. O recurso é útil para emitir certidões e consultar dados, como quadro de sócios e administradores, no site da Receita Federal, que aceita apenas o número de inscrição de empresas.
A forma mais fácil de consultar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é diretamente no site da Receita Federal. Lá, você pode conferir dados básicos como razão social, nome fantasia, atividades, natureza jurídica da empresa, entre outros.
O número do seu CNPJ será gerado automaticamente na hora que fizer seu cadastro como MEI online. O número estará no seu CCMEI, o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual. É possível consultar o número do CNPJ a qualquer momento do site da Receita Federal.
Então você precisa ter o número do CPF e data de nascimento do proprietário, para conseguir acessar este dado pelo Portal do MEI (Microempreendedor Individual). Se você não sabe ou esqueceu o número do CNPJ da empresa, a melhor forma de consultar o cadastro é pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br .
Como consultar meu CNPJ
Não é possível reativar CNPJ. Quando é solicitada a baixa de um CNPJ, ele fica extinto. Dessa forma a única forma de 'reativar CNPJ' será por meio da abertura de uma nova inscrição. Ao abrir uma nova inscrição como microempreendedor individual, por exemplo, um novo CNPJ é gerado.
Para reativar MEI suspenso, basta que o microempreendedor realize o envio de suas DASN dos anos em que estiver em falta ou, se for o caso, que quite os débitos pendentes das contribuições mensais. Para isso, acesse o Portal do Empreendedor e emita os boletos dos meses pendentes.
Para que isso ocorra é necessário fazer a regularização de todas as pendências e declarações omitidas referentes aos últimos 5 anos e realizar a quitação dos débitos, por meio de liquidação ou parcelamento. Feito isso, a Receita Federal costuma reativar o CNPJ em cerca de 3 dias úteis.
Assim se a empresa tiver sido intimada por edital e não regularizar a situação no prazo de 60 dias, é declarada inapta. Por isso, a mesma deve fazer uma declaração e encaminhar à Receita Federal, solicitando o restabelecimento de sua inscrição que foi baixada.
Reativação do CNPJ após a baixa por omissão contumaz. Quem deseja reativar o CNPJ terá que fazer a prestação de contas à Receita Federal. O primeiro passo será entregar todas as declarações omitidas nos últimos cinco anos. Porém é preciso ter cuidado redobrado, porque o contribuinte não poderá ter erros neste documento ...
Site da Receita Federal Você pode consultar diretamente na Receita Federal se o seu CNPJ está ativo. Será preciso ter o número dele em mãos e, no portal, digitá-lo no campo específico, assim como o CAPTCHA, e clicar em “consultar”. Em seguida, você receberá a informação sobre a situação cadastral da sua empresa.
Veja como consultar a situação do seu CNPJ MEI:
Como verificar se meu MEI foi cancelado?
Para que uma empresa consiga ficar inativa durante todo o ano, ela não poderia auferir nenhuma receita ou despesa e tampouco realizar transações bancárias, exceto se for para pagar débitos tributários de períodos anteriores ou multas pelo descumprimento de obrigação acessória.
As Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo regime tributário do Simples Nacional também precisam apresentar a DCTF Inativa, se ficarem inativas durante todo o ano-calendário. A não declaração, por ser obrigatória, também pode resultar em multas e outras penalidades para o empreendedor. ]
A DCTF Inativa 2019 pode ser preenchida e enviada através do Programa Gerador de Declaração disponível no site da Receita na internet. É necessário fazer o download conforme as instruções que estão no próprio site. Por meio do PGD também é possível retificar a declaração caso existam erros.