O capitel é a extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra, cuja função mecânica é transmitir os esforços para o fuste.
Suas principais características: acantos estilizados, com pontas curvadas para fora, com 4 volutas menores nos cantos; fuste mais delgado do que o da ordem jônica; altura igual a até 11 vezes o diâmetro; entablamento e frontão, ricamente adornados com relíquias; precisão de detalhes que visava a expressão de luxo e ...
Suas principais características: Acantos estilizados, com pontas curvadas para fora, com 4 volutas menores nos cantos; Um fuste mais delgado do que o da ordem jônica; Mais esguia: com altura igual a até 11 vezes o diâmetro.
A diferença mais marcante da ordem coríntia para a jônica é o capitel das colunas, muito mais elaborado. ... Outra diferença, embora não tão marcante, era a altura das colunas, que correspondia a onze vezes o diâmetro, enquanto que as jônicas tinham altura de nove vezes o diâmetro.
Os gregos usavam mármore e granito para construir seus templos. Os romanos, que usavam muito o arco em suas edificações, eram capazes de usar menos materiais para construir os templos. Enquanto as colunas e peças de ornamento de um tempo eram de mármore, a construção em si era feita de tijolos e concreto.
A linguagem do classicismo é clássica, formal, objetiva, equilibrada e racional. Dessa forma, os autores do classicismo priorizavam a linguagem culta e o rigor estético.
Além disso, os poetas do período valorizaram sobretudo os grandes feitos nacionais, as conquistas do povo português, assunto da poesia épica. Pode-se entender, portanto, que o Classicismo em Portugal voltou-se para dois principais temas: amor e bravura. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)