Bactérias da boca mais comuns As bactérias do gênero Streptococcus fazem parte da flora bucal do ser humano. Em nossas bocas, podem ser encontrados vários tipos da bactéria, como Streptococcus mutans, Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus mitis e Streptococcus pyogenes.
A microbiota transitória consiste de microrganismos não-patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como bactérias, fungos e vírus, que raramente se multiplicam na pele. No entanto, alguns podem provocar infecções relacionadas à assistência à saúde.
Cerca de 50 bilhões de bactérias habitam a boca de cada indivíduo. O tipo mais perigoso é o “estreptococos”. Eles se sentem mais felizes sobre os resíduos que aderem à superfície dos dentes e vivem principalmente de açúcar.
A boca é uma colônia de bactérias, que se alojam na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa. Caso essas bactérias entrem na corrente sanguíena (por conta de uma limpeza, cirurgia na boca ou infecção) elas podem chegar ao coração, causando problemas graves, como a endocardite bacteriana.
As bactérias de uma cárie não tratada podem entrar em contato com o sangue e causar infecção em órgãos como coração, pulmão e cérebro. Má higienização bucal pode causar problemas graves no coração, pulmão e até no cérebro.
Atualmente, existem 3 formas de realizar este tratamento: com anestesia e uma broca, para raspar toda a cárie, com laser ou com um gel chamado Papacárie, que consegue amolecer a cárie e eliminar todo o tecido lesionado, de forma simples, rápida e sem dor, sendo uma excelente opção para quem tem medo de ir ao dentista.
Conforme o dano aumenta, este pode causar sinais e sintomas bastante recorrentes, como:
Sintomas de cárie
A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.
“A cárie só será eliminada pelo cirurgião-dentista através de tratamentos odontológicos invasivos ou minimamente invasivos, dependendo da extensão da doença”, diz ela. Uma terapia bastante recomendada para acabar com a cárie, é o procedimento de restauração dentária, que pode ser feito com resina.
Remédios caseiros para tratar cáries naturalmente
“A cárie é retirada com um processo mecânico onde uma broca diamantada retira todo tecido amolecido”, descreve o dentista. Feito isso, o profissional escolhe o melhor material para restaurar o dente afetado, que pode ser a resina composta ou a porcelana.
Em grande parte das vezes, apenas uma sessão é suficiente para remover a cárie, mas, quando muitos dentes estão afetados, o tratamento pode se tornar um pouco mais prolongado, incluindo procedimentos de substituição do dente por uma prótese. Abaixo, reunimos os principais tipos de tratamento para um dente com cárie.