Resposta pessoal do aluno. 18) QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS EXPRESSOS NA MÚSICA? R.: Tristeza, solidão e esperança. 19) O CONTEXTO DA MÚSICA ASA BRANCA É O QUE OCORRE DURANTE A SECA NO NORDESTE.
A resposta pode surpreender muitos, a Asa Branca é uma pomba, também conhecida como pomba-pedrês, pomba-trocaz. O nome científico, Patagioenas Picazuro, vem do nome indígena guarani “picázuró”, que significa pomba amarga ou amargosa.
“A Volta da Asa Branca” conta a história do retorno do retirante e da sua nova vida no Nordeste: “A seca fez eu desertar da minha terra, mas felizmente Deus agora se alembrou de mandar chuva pr'esse sertão sofredor, sertão das mulher séria e dos homens trabalhador”.
Significado de Asa substantivo feminino Órgão do voo das aves, dos morcegos e dos insetos. [Zoologia] Membros anteriores das aves. [Aeronáutica] Cada um dos planos de sustentação do avião. Apêndice em forma de argola, ou semicircular, de certos utensílios, que serve para os segurar; alça: a asa da xícara.
Este poema ou música tem 2 estrofes, Uma estrofe - é um agrupamento de versos cada agrupamento de versos, rimados ou não. Verso - é cada uma das linhas que constituem um poema.
seis (6) versos e um (1) estrofe, sendo o 1º estrofe da canção “Asa Branca”.
O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que pode chegar a ser muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca — Patagioenas picazuro, uma espécie de pombo também conhecido como pomba-pedrês ou pomba-trocaz. A seca obriga, também,o rapaz a mudar da região.
Asa branca é, na verdade, uma ave, também conhecida como pomba-pedrês ou pomba-trocaz. Além disso, essa ave representa a esperança para que chova, portanto, a sua fuga demonstra que não choverá por ali tão cedo.
Canção de Luiz Gonzaga • Asa Branca: A música descreve o cenário realista no nordeste. Envolve também um clima romântico, mas da total visão a seca no sertão. ... Ele se assegura dizendo que vai voltar para cuidar da plantação, no qual a seca desertou a terra e Deus lembrou dele, trazendo a chuva de volta.
A canção “Asa Branca” de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira, mostra o desencanto do homem nordestino durante a seca; trata do tema da seca no nordeste e a saída do morador para outro local, deixando a terra e a mulher amada para buscar a subsistência, prometento voltar quando o verde da vegetação ( a fertilidade da terra ...
e) Ele consiga encontrar seu gado. 06 – Que grupo de expressões se aplica mais adequadamente ao sertão brasileiro, que é a região descrita na música “Asa Branca”? a) Terra ardendo / falta d'água.
Resposta. Resposta: Asa branca é uma ave, também conhecida como pomba-pedrês ou pomba-trocaz. Essa ave representa a esperança para que chova, portanto, a sua fuga demonstra que não choverá por ali tão cedo.
Resposta. Resposta: Quando olhei a terra ardendo, qual fogueira de Sâo João. Devido a grande seca, as plantações secavam e acabavam sendo queimadas e isso parecia fogueira de são joao, pois eram só restos de plantações que nao vingavam.
Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) Quando olhei a terra ardendo Qual a fogueira de São João Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Eu perguntei a Deus do céu, ai Por que tamanha judiação Que braseiro, que fornalha Nem um pé de prantação Por falta d'água perdi meu gado Morreu de sede meu ...
Em "Quando olhei a terra ardendo" o verbo estão: a)No pretérito imperfeito e no gerúndio.
Uma dessas manifestações é a Asa Branca, uma música com teor melancólico que conta como é a vida do homem em épocas de seca. A Asa Branca é o símbolo do sertão e de boas notícias: sinal de chuva. A preservação da Caatinga é importante para levar mais notícias boas ao sertão, notícias de vida.
c) Além de tornar os versos mais gostosos de serem ouvidos e cantados, por que você acha que os compositores escolheram repetir essas palavras na letra de Asa-Branca ? Resposta pessoal. ... a) Na letra dessa canção, as palavras que rimam: aparecem no primeiro verso de cada estrofe.
Quando oiei a terra ardendo! Por que tamanha judiação? Por que tamanha judiação? Composição: Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga.
Intro: G D A D D G Quando olhei a terra ardendo A D Qual fogueira de São João D7 G Eu perguntei a Deus do céu, ai A D Por quê tamanha judiação D G Que braseiro, que fornaia A D Nem um pé de plantação D7 G Por falta d'água perdi meu gado A D Morreu de sede, meu alazão D G Inté mesmo a asa branca A D Bateu asas do sertão ...
2) Quando olhei a terra ardendo igual fogueira de São João, Eu perguntei a Deus do Céu, ai! por que tamanha judiação. Que braseiro! Que fornalha!
Mais conhecida como título de música, a asa branca, pombão ou pomba-carijó é uma ave típica do Brasil (Patagioenas picazuro), comum em regiões arborizadas, de cerrado e de caatinga. Assim como o protagonista da música, ela não suporta a quentura e a escassez de água e se manda.
Súplica Cearense. Na primeira frase, relata a comparação do 'braseiro, fornalha' ao calor intenso que é o Sertão, tendo o clima semi-árido na região do polígono da seca. ... 85), quando as árvores perdem as suas folhas, os solos se ressecam e os rios perdem a correnteza, enquanto o vento seco vem com os bafos de quentura.
“Quando o verde dos teus olhos / Se espalhar na plantação” – Pleonasmo.