Assim, se formam três tipos de himens:
Hímen complacente é o hímen mais elástico e que tem maior dificuldade de se romper na primeira relação sexual.
Algumas mulheres nascem sem hímen. Outras têm himens imperfurados (uma camada fina, mas compacta, que cobre todo o orifício vaginal) ou cribiforme (com muitos pequenos buracos em uma membrana compacta). Algumas mulheres têm himens septados, que são como um filamento de pele que se estica na entrada da vagina.
2. Como saber se tenho hímen complacente? A única forma de saber se o hímen é complacente é por meio da tentativa de rompê-lo. Se o hímen ainda puder ser visto após a relação sexual, durante o exame em consulta com um ginecologista, é possível que ele seja complacente.
Todo hímen sangra quando se rompe? Na maioria dos casos, sim, mas pode não sangrar. O que ocorre geralmente é um sangramento em pequena quantidade, vermelho vivo, e é absolutamente normal.
O anular é o tipo de hímen mais comum entre as mulheres. Como o próprio nome já revela, essa membrana possui o formato de um anel. Com isso, o orifício localizado na região central proporciona que a menstruação passe sem grandes dificuldades.