As plantas apresentam ciclo de vida com alternância de geração. Podemos dividir as plantas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As briófitas são plantas avasculares.
No Reino Plantae (lê-se “plante”), as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As briófitas são plantas avasculares, facilmente encontradas na natureza.
Um dos fundadores da microbiologia, o alemão Robert Koch foi quem descobriu o agente do carbúnculo e o bacilo da tuberculose.
Robert Koch é reconhecido em todo o mundo como um dos pais da moderna Medicina Tropical e da Microbiologia. Ele desenvolveu métodos de cultivo de bactérias que ainda hoje são aplicados na Microbiologia. Acima de tudo, Koch ainda é considerado o maior descobridor das pequenas bactérias.
Um de suas grandes contribuições deu-se em 1876, quando o médico alemão demonstrou o ciclo de vida do bacilo de antraz, o primeiro agente microbiano cujos efeitos patogênicos foram comprovados pela bacteriologia. Em 1882, Koch descobriu o bacilo da tuberculose.
Entretanto, a partir de 1940 começam a surgir os antibióticos e os quimioterápicos que iriam trazer finalmente a cura da TB, nos anos seguintes. A estreptomicina é descoberta em 1944 e a isoniazida, descrita desde 1912, tem sua eficácia contra a tuberculose demostrada em laboratório em 1945.
A vacina BCG foi criada pelos pesquisadores Albert Calmette e Camille Guerin a partir de uma bactéria responsável por desencadear mastite tuberculosa bovina, a Mycobacterium bovis. Sua primeira utilização foi feita em uma criança recém-nascida de mãe que apresentava tuberculose em 1921.
A tuberculose surgiu na África há 70 000 anos – e a doença possui uma trajetória evolutiva próxima a dos seres humanos. É o que concluiu um estudo internacional que analisou 259 amostras da bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora da doença.
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.
Tuberculose - causas O agente etiológico (agente causador) da tuberculose é o bacilo de Koch (nome cientifico da bactéria - mycobacterium tuberculosis) que se propaga de pessoa para pessoa através de gotículas microscópicas liberadas para o ar.
Descrição: É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. É uma das doenças infectocontagiosas que mais causa mortes no Brasil, principalmente entre as pessoas que vivem com HIV.