rio Parnaíba
rio São Francisco
Entre os km 700 e 800 apresenta declividade de 50 centímetros por quilômetro, correndo em vale de largura média, com estreitamentos acentuados entre os quilômetros 730-732 e 783-790. Os terrenos marginais são suavemente ondulados e pouco cultivados.
O escritor campomaiorense, Elmar Carvalho, em artigo intitulado Na Toca do Velho Monge no blog proparnaíba.com, a respeito do apelido de Velho Monge escreve que o excelso poeta Da Costa e Silva apelidou este Rio de Velho Monge porque, ao que se supõe, de certo local de sua bela Amarante, ao olhar para determinado ponto ...
A Bacia do Parnaíba é uma das bacias hidrográficas do Brasil situada na região nordeste. Recebe esse nome uma vez que o rio mais importante da bacia é o rio Parnaíba, com 1.
Chapada das Mangabeiras
Estado de Piauí
Nascente do Rio Araguaia
O Rio Parnaíba tem suas origens na Serra da Tabatinga, que limita o Piauí com a Bahia, Maranhão e Tocantins. As nascentes se formam a partir de ressurgências na Chapada das Mangabeiras, as quais originam os cursos dos rios Lontras, Curriola e Água Quente - que, unidos, formam o rio Parnaíba.
Serra Crueiras
Serra da Menina
Maranhão
O Rio Itapecuru e seu principal afluente, Rio Alpercatas, nascem no município de Mirador, na área do Parque Estadual de Mirador, conhecida também por Travessia.
Santa Rita
Com nascente na serra do município de Mirador e desembocando na baía do arraial em São Luís, o Rio Itapecuru é o mais maranhense de todos os rios. As águas do Itapecuru, são responsáveis por abastecer 55 municípios de todo o estado, abastecendo com água potável quase metade da população do Maranhão.
A relevância do rio Itapecuru para o desenvolvimento dos municípios localizados na bacia configurou-se desde o Período Colonial, desempenhando importante papel no povoamento da área abrangida pela bacia, sendo a via mais acessível para o interior da região.
Desses municípios, 20 estão totalmente dentro da Bacia, e os demais 35 estão parcialmente inseridos no vale. Os principais afluentes do Rio Itapecuru são os rios Alpercatas, Corrente, Pericumã, Santo Amaro, Itapecuruzinho, Peritoró, Tapuia, Pirapemas, Gameleira e Codozinho.
Itapecuru
A serra Crueiras é um contraforte montanhoso do estado brasileiro do Maranhão. Na região encontram-se as nascentes do rio Itapecuru.
rio Itapecuru
Hidrografia A rede hidrográfica maranhense é, em sua maior parte, pertencente à bacia do Norte e Nordeste. Entre os principais rios do Estado se encontra o Parnaíba, dividido com o Piauí na região fronteiriça entre os dois Estados.
Entre os principais rios do Estado se encontra o Parnaíba, dividido como Piauí na região fronteiriça entre os dois Estados. Outros rios que banham o território do Maranhão são o Gurupi (zona de fronteira com o Pará), o Tocantins (zona de fronteira do Maranhão comTocantins), Turiaçu, Itapecuru, Pindaré, Grajaú e Mearim.
Regiões Hidrográficas do Maranhão
O estado brasileiro do Maranhão está inserido em três regiões hidrográficas: Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental, Parnaíba e Tocantins-Araguaia, que se subdividem no estado na Bacia Hidrográfica do Itapecuru, Bacia Hidrográfica do Maracaçumé, Bacia Hidrográfica do Mearim, Bacia Hidrográfica do Munim, ...
Sua vegetação é composta por mata de cocais (a leste), mangues (no litoral), floresta Amazônica (a oeste) e cerrado (ao sul). Com grande riqueza de recursos hídricos, o Maranhão tem como rios principais o rio das Balsas, Gurupi, Itapecuru, Mearim, Parnaíba, Pindaré, Tocantins, Turiaçu.