A partilha da África, delimitação da ocupação no continente, a política neocolonialista e acordos entre as maiores potências da época foram as decisões tomadas na Conferência de Berlim.
Resumo
A Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, reuniu 14 potências do século XIX para debater a ocupação do continente africano. ... Conhecido também como partilha da África, esse evento oficializou o neocolonialismo que resultou na extensa exploração econômica de colônias africanas pelos países europeus.
A partilha do continente africano também ficou conhecida como processo de neocolonização em decorrência das alterações marcantes que foram realizadas no decorrer da conferência Berlim.
A Partilha da África entre as potências europeias dificultou a formação das nações africanas porque estabeleceu a ocupação, exploração e domínio do continente por décadas, alterando toda a geopolítica local.
Resposta. Resposta: Essa partilha de fato ocorreu de forma extremamente arbitrária. Os Europeus chegaram à região, notaram a grande presença de recursos naturais, e de forma altamente etnocêntrica, realizaram uma partilha do continente para que obedecesse seus desejos econômicos.
Resposta. Resposta: Aumento da rivalidade entre grupos,pois apesar de serem africanos,havia rivalidade entre tribos. com a reorganização proposta pelos europeus foi feita, a situação se agravou.
As potências imperialistas buscavam ampliar seus territórios, e os empresários, seus lucros. Desde sua origem na Europa, o capitalismo foi ampliando sua área de atuação do planeta. ... Assim surgindo a partilha imperialista estabelecida pelas potências industriais, consolidando a divisão internacional do trabalho.
Primeiro eles tentaram formar resistências contra os europeus, mas devido ao poder bélico dos europeus se maior que os africanos, essa resistência não duraram muito, e foram dominados, apenas algumas resistências deram certo.
Resposta. Resposta: Eles obrigavam forçadamente, os indígenas a trabalhar, pois em troca de objetos, eles convenciam eles a trabalhar, sem ter ideia do que acontecia.