A uma temperatura de aproximadamente 27 a 30 ºC, o tempo de fermentação ideal da minha receita de pão ao levain é de 13 horas. Clique aqui para entender o que é o levain. O que está sendo testado neste preparo do pão ao levain: As eventuais diferenças entre dois tempos de fermentação: 12 h 30 min e 14 horas.
O principal problema com o seu método é o fato de deixar o pão crescer em temperatura ambiente por mais de 8 horas, o que quase sempre leva à impermeabilização. A impermeabilização geralmente significa que a formação de glúten foi esticada até seus limites e geralmente resultará no colapso da massa.
MASSA DE PÃO Se você faz parte da turma que ama fazer pão caseiro, saiba que também é possível congelar a massa ainda crua. ... Depois, embale em um plástico filme untado, guarde dentro de um pote ou saco plástico e congele. Outra opção é congelar o pão pré-assado.
Os pães de fermentação longa costumam durar entre quatro e cinco dias.
Outra razão para se guardar a massa na geladeira é quando se quer uma massa menos fofa e mais crocante, como as de pizzas. Quanto menor for a temperatura, menos os microrganismos do fermento vão se proliferar, por isso eles não produzem tantos gases e a massa fica mais fina e crocante.
Por isso, o ideal é que a massa fique por descansando por, no mínimo, 30 minutos para crescer. Na hora do descanso, divida a massa em porções equivalentes ao tamanho da palma da sua mão. Em seguida, coloque os “bolinhos” em um recipiente limpo e seco e cubra com um pano úmido.
Ao guardarmos o fermento na geladeira, geramos um resfriamento; ao entrar em contato com a massa do bolo em temperatura ambiente e depois com o calor do forno, acontece uma oscilação de temperatura que atrapalha sua eficácia.
Não tem problema, você pode envolver cada porção de massa em plástico filme. A única exigência para armazenar as massas na geladeira é que não fiquem em contato com o ar frio, pois ressecam.
Portanto, guarde a massa na parte mais fria do seu congelador, e retire conforme for usando. Guarde em um saco plástico de fechamento hermético ou embrulhe em plástico filme para manter o frescor. Tente manter o embrulho sem ar, para que a massa fique no ponto ideal na hora de usar.
✔ Cubra o prato com um com um plástico filme, ou tampe se estiver usando uma vasilha com tampa. 2⃣ Guarde na geladeira se pretende comer logo. Guardar a pizza na geladeira vai fazer com que resfrie e não estrague, mas não vai mudar tanto a textura como se fosse congelar.
Mas o ideal é não passar de 9 dias. Congelar (freezer) - Sem anti mofo na massa - 45 dias. Com anti-mofo 90 dias.
É simples! Divida a massa em pequenas bolinhas, com o mesmo tamanho que utilizaria para uma pizza comum. Depois, borrife uma pequena quantidade de óleo sobre a massa, e embrulhe em papel filme antes de ir para o congelador. Congelar massa de pizza é unanimidade entre as empresas que produzem e comercializam alimentos.
Coloque-o em um saco plástico selado e deixe-o em água morna. Eu gosto de deixá-lo com um fluxo constante de água morna fluindo sobre o objeto para que a água fique quente. O calor deve descongelar e o plástico deve mantê-lo seco.
Para congelar essa pizza, pré-asse a massa primeiro. Espere esfriar e em seguida recheie com o seu sabor favorito. Separe as pizzas utilizando papel manteiga e depois coloque dentro de sacos tipo ziplock. Leve ao freezer.
Os discos pode ficar dois dias fora da geladeira depois de pré-assados, porém, protegidos do vento, do calor do frio excessivo envoltos em sacos plásticos em um lugar seguro.
Pré-aqueça o forno na temperatura máxima por 15 minutos (o forno deve estar muito quente). Após pré-aquecido, leve uma assadeira de cada vez ao forno (a grade deve estar no alto e deixe de 3 a 5 minutos apenas (somente para pré assar).
20 minutos
40 minutos
Mas para isso existe um truque muito simples: cubra um prato de vidro com papel-toalha e coloque a fatia de pizza em cima. Leve o prato para o micro-ondas e, junto com ele, coloque um copo de vidro com água. Esquente normalmente. Depois é só jogar a água fora e aproveitar a sua pizza crocantosa!
330 graus
15 minutos
Assadas em uma temperatura de 260º C / 280º C. Em um forno convencional, recomendo que façam apenas as esfihas fechadas, em temperatura máxima até dourar.
Depende do caso. é possível apenas pré-assar a massa, minimamente. Então cobrir e finalizar no forno. em geral, a gente coloca tudo em cima da massa crua e já manda pro forno...
Pré assar é o ato de assar uma massa antes de adicionar o recheio. Tortas com recheios que não devem ir ao forno ou recheios que precisam ser assados por um tempo curto ou em temperatura baixa ficarão com a massa crua se não forem pré assadas.
-se sua massa tem necessidade de untar a forma com óleo, isso já não é tão comum, será que a quantidade de óleo que está utilizando umidece a massa. -experimente untar com margarina uma quandidade mínima possivel e salpicar farinha sobre a margarina, virando para retirar todo o ecesso.
O QUE ACONTECE É QUE O EXCESSO DE FERMENTO,DEIXA A MASSA EXCESSIVAMENTE AIRADA. CONSEQUENTEMENTE QUANDO VOCE SUBMETE A MASSA AO CALOR,O EXECESSO DE AR ECLODEM,DIMINUINDO O VOLUME DO DISCO,OU SEJA TENDE A RETORNAR AO ESTADO NORMAL DE VOLUME. (POPULARMENTE ENCOLHE).