Os médicos podem avaliar a função renal realizando exames nas amostras de sangue e de urina. A creatinina, um resíduo, está aumentada no sangue quando a função renal está muito diminuída.
Como a TFG é determinada No entanto, para que a TFG seja calculada, deve ser feita coleta de uma amostra de sangue para que seja dosada a creatinina ou a cistatina C, de acordo com a recomendação do médico.
Como é feita a cintilografia renal
Cintilografia renal em bebês Após uma infecção urinária, o bebê pode precisar desta cintilografia. A função do exame é avaliar a função de cada rim e a presença ou não de cicatrizes renais. O bebê deve tomar até quatro copos de água alguns minutos antes do exame.
Como é feito o exame de Cintilografia para Pesquisa de Refluxo Gastroesofágico? Na Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico, o paciente toma pequena quantidade de medicamento levemente radioativo misturado a leite, iogurte ou suco. É necessário encher bem o estômago para o exame.
Além da avaliação da função renal global e em separado, cintilografia renal é útil para diagnóstico di- ferencial da causa da insuficiência renal. Nos quadros pré-renais, notam-se redução da perfusão e função bilateral de forma difusa, com retardo importante nos tempos de acúmulo e de eliminação.
Alterações Hematológicas A anemia da doença renal crônica é multifatorial e tem como fator mais importante a deficiência na produção de eritropoietina. Tem como característica ser normocítica e normocrômica com redução da massa eritrocitária.
A cintilografia do miocárdio é um exame que tem finalidade de avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo cardíaco, detectando possíveis falhas na irrigação de determinadas regiões do coração.
Cintilografia Óssea
Cintilografia óssea – R$275,00.
Avalia-se a integridade óssea, assim, permitindo diagnóstico de perda de massa, fratura e doenças como artrite e osteonecrose, além da busca por metástases de tumores.
Alguns dos efeitos colaterais que o tratamento com o iodo radioativo podem provocar incluem náuseas, dor abdominal e inchaço e dor nas glândulas salivares. A longo prazo, o efeito do iodo radioativo pode provocar hipotireoidismo, sendo necessário uso de medicamentos para repor a falta de hormônios da tireoide.