A Primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas. Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de uma única característica. Por exemplo, cruzou sementes amarelas com sementes verdes.
Conclusões das leis de Mendel
Ele é considerado hoje o pai da genética por ter sido o primeiro cientista a descobrir os mecanismos básicos da hereditariedade. Com seu trabalho “Ensaios sobre a hibridização de plantas”, descobriu os princípios da transmissão hereditária e formulou Leis que são o fundamento base de toda a Genética atual.
Fez estudos meteorológicos, estudou a vida das abelhas e cultivou plantas, tendo produzido novas variedades de maças e peras. Entre 1856 e 1865, realizou uma série de experimentos com ervilhas, com o objetivo de entender como as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos.
A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". A planta era considerada pura por Mendel quando após seis gerações ainda apresentava as mesmas características.
Linhagem pura, em relação a uma determinada característica, define um conjunto de indivíduos que herdaram, geneticamente, dois alelos - versões de um determinado gene, provenientes dos progenitores - para essa característica, que são iguais - codificam o mesmo gene (indivíduo homozigótigo para a característica em causa ...
Uma linhagem pura é quando os descendentes são obtidos a partir de autofecundação. A autofecundação vai fazendo com que os heterozigotos de uma população vão diminuindo com o tempo, fazendo com que em determinado momento se tenha apenas homozigotos dominantes e recessivos na população.
Linhagem pura é quando os indivíduos se originavam da autofecundação, e não havia variações nas gerações. Por exemplo: Mendel observou que as ervilhas de sementes verdes são sempre puras, enquanto as de sementes amarelas podem ser puras ou híbridas. ...
Ervilhas (Pisum sativum) dentro de sua vagem. O método experimental consistia em realizar cruzamento entre "linhagens puras" de ervilhas, atualmente chamadas de linhagens homozigóticas. Para Mendel, uma linhagem era considerada pura quando, após seis gerações, os organismos ainda apresentavam as mesmas características.
linhagem pura é quando os indivíduos se originavam da autofecundação, e nao haviam variações nas gerações. linhagem hibrida é quando ocorrem variações.