Ao auditor cabe a responsabilidade pela avaliação desses riscos, através da avaliação dos sistemas contábeis e de controles internos. A partir da avaliação dos riscos inerente e de controles, o auditor define a natureza, época de aplicação e extensão dos procedimentos comprobatórios.
O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e exposição das conclusões, para tanto é necessário autonomia e credibilidade para poder revisar e avaliar políticas e planos, procedimentos, normas, operações e registros, imprimindo qualidade excepcional aos seus ...
Sobre o Auditor Independente Exerce papel fundamental para assegurar credibilidade às informações financeiras de determinada entidade, ao opinar se as demonstrações contábeis preparadas pela sua administração representam, em todos os aspectos relevantes, sua posição patrimonial e financeira.
O objeto deve ser identificável e deve ser possível avaliá-lo em relação aos critérios adequados. Deve ser de tal natureza que permita que a obtenção de evidência de auditoria suficiente e apropriada para fundamentar o relatório, a conclusão ou a opinião de auditoria. ... Devem também ser comunicados à parte responsável.
O relatório de auditoria interna é um documento que formaliza os resultados da auditoria. É através dele que o auditor interno vai mostrar o que foi examinado, destacando os pontos positivos, pontos negativos e suas conclusões, para que a direção da empresa saiba o que está indo bem e o que precisa ser melhorado.
Ademais, listamos os principais procedimentos de auditoria:
O planejamento deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, detalhando-se o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.
O processo de auditoria é dividido em cinco etapas atribuídas à análise, regularidade e eficiência da gestão organizacional....4- Relatório de conclusão
São características do auditor experiente possuir experiência prática de auditoria e conhecimento razoável de: ... processos de auditoria, normas de auditoria e exigências legais aplicáveis.
6 passos para realizar uma auditoria interna de qualidade
Plano de Auditoria: Estudo prévio contendo detalhes do processo de auditoria, tais como:
Os auditores internos devem desenvolver e documentar um planejamento para cada trabalho da auditoria, incluindo os objetivos, o escopo, o prazo e a alocação de recursos do trabalho. O plano deve considerar as estratégias, objetivos e riscos da organização que sejam relevantes para o trabalho.
A primeira coisa a fazer na hora de elaborar o check list é entender como funciona a auditoria e o que ela cobra. Se for uma auditoria interna, consulte o que é esperado de cada setor, o que deve ser apresentado de documentos, quem são os responsáveis, ou seja, reúna toda informação sobre o que será auditado.
Como fazer um checklist de auditoria