Segundo Galeno, o sangue circulava devido ao impulso ou força atrativa cuja origem era a própria parede da artéria. Tal concepção foi estendida para todos os órgãos. ... Foi graças à difusão da medicina árabe e ao médico inglês William Harvey que os erros de Galeno neste assunto foram corrigidos.
A descrição feita por Galeno das atividades do coração, artérias e veias durou até que William Harvey estabelecesse que o sangue circula com o coração agindo como uma bomba em 1628. ... No campo da anatomia, Galeno distinguiu ainda os ossos com e sem cavidade medular. Descreveu a caixa craniana e o sistema muscular.
Baseado na teoria de Hipócrates, Galeno desenvolveu a primeira tipologia do temperamento, descrita em sua monografia "De Temperamentis", onde distinguiu e descreveu nove temperamentos: quatro temperamentos primários relacionados à dominância de uma das quatro qualidades descritas por Hipócrates; quatro temperamentos ...
Galeno (131-201 d.C) romano também, grande estudioso da Cinesiologia, que a partir da observação em gladiadores na Ásia menor acumulou diversos estudos sobre o movimento do corpo humano, tendo como objeto de estudo esses atletas, e que por isso é conhecido até os dias de hoje como o primeiro médico de equipe da ...
O edito de Frederico II, obrigando a escola de Nápoles a introduzir em seu currículo o treinamento prático de anatomia (1240), foi decisivo para o desenvolvimento dessa ciência. ... O clima geral do Renascimento favoreceu o progresso dos estudos anatômicos.
Em 1543, Vesalius publicou De humani corporis fabrica, ou Da organização do corpo humano. O livro trazia a descrição mais completa e mais precisa do corpo humano até então. Uma ilustração do livro de anatomia Da organização do corpo humano, publicado por Andreas Vesalius em 1543.
Andreas Vesalius (Bruxelas, 31 de dezembro de 1514 — Zacinto, 1564), por vezes referido na literatura portuguesa como André Vesálio, foi um médico belga, considerado o “pai da anatomia moderna”. Foi o autor da publicação De Humani Corporis Fabrica, um atlas de anatomia publicado em 1543.
Andreas Vesalius (1514-1564) é considerado o Pai da Anatomia Moderna e um autêntico representante da Renascença. Seus estudos, baseados na dissecação de corpos humanos, diferiam dos de Galeno, que baseava seu trabalho em dissecação de animais, constituiu-se em um notável avanço científico.
Obra-prima do médico renascentista Andreas Vesalius de Bruxelas, o atlas de anatomia De Humani Corporis Fabrica acaba de ser relançado no Brasil em edição caprichada. Publicado originalmente em 1543, o livro assinalou o início da ciência e da pesquisa modernas baseadas na observação direta dos fenômenos.
→ Anatomia sistêmica: estuda os sistemas do corpo humano, tais como o digestório e o circulatório. Ela não se preocupa com o todo, realizando uma descrição mais aprofundada das partes que compõem um sistema. → Anatomia regional ou topográfica: estuda o corpo humano por regiões, e não por sistemas.
* Proximal: próximo da raiz do membro. ... * Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção. Exemplo: O braço é considerado proximal quando comparado ao antebraço (distal), pois está mais próximo da raíz de implantação do membro (cintura escapular).
Os termos "proximal", "distal", "medial" e "lateral" são usados no estudo da anatomia para se referir a uma parte do corpo. ... Proximal: como o nome indica, mais próximo à raiz do membro, voltado para o tronco. Distal: distante da raiz do membro ou do tronco. Medial: região localizada próxima ao plano sagital mediano.
A posição anatômica de referência ou posição anatómica de referência é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano.
Enquanto a anatomia preocupa-se com as estruturas do corpo, a fisiologia faz o papel de explicar o funcionamento dessas estruturas. Essas áreas, porém, estão interligadas, pois conhecer uma estrutura e sua função é fundamental para compreender o funcionamento do corpo de um ser vivo.