Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma. Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte.
Segundo a teoria células, o metabolismo e a reprodução são características comum a todos os seres vivos, assim como alguns componentes celulares. A membrana celular é uma membrana que todas as células, tanto eucarióticas como procarióticas possuem, é um mecanismo de defesa e de controle de entrada e saída de material.
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.
Existem células haploides ou diploides, eucarióticas ou procarióticas, células-tronco, células somáticas e germinativas.
O sangue possui elementos celulares (hemácias, plaquetas e leucócitos) que têm função na coagulação sanguínea (plaquetas), no mecanismo de defesa contra infecções (leucócitos) e no transporte de O2 e CO2 (hemácias).
No plasma encontramos íons, como o sódio, potássio, cálcio e magnésio; proteínas, como albuminas e anticorpos; e várias substâncias que são transportadas pelo sangue, como glicose, vitaminas, hormônios, gases respiratórios e resíduos do metabolismo. Essa porção do sangue apresenta uma coloração amarelada.
Cerca de 55% do volume total do sangue do nosso corpo é composto pelo plasma. Esse componente sanguíneo apresenta coloração amarelo-palha e é composto por água (cerca de 90%), proteínas, nutrientes, hormônios, resíduos e gases respiratórios dissolvidos.