Os riscos da cirurgia de vesícula são mínimos, no entanto os mais graves são a lesão do ducto biliar, hemorragia ou a infecção que podem ocorrer em qualquer intervenção cirúrgica.
Colangiografia intra-operatória Neste método, o exame é feito durante a cirurgia de remoção da vesícula biliar, chamada de colecistectomia, em que é administrado um produto de contraste e realizados vários raios-X.
Este é um exame de imagem das vias biliares feito durante procedimento cirúrgico para retirada da vesícula biliar, logo abaixo do lado direito do fígado.
Colangiografia é um exame radiográfico dos ductos biliares, utilizando um contraste radiopaco como meio de contraste. No método intravenoso, o corante é administrado por via intravenosa e é excretado pelo fígado para os ductos biliares.
Recentemente, as técnicas de Ressonância Magnética disponíveis permitem a obtenção de imagens corretas e rápidas do ducto biliar com alta resolução espacial. A Colangioressonância (MRCP) é uma modalidade de imagem não invasiva utilizada para investigação diagnóstica de litíase biliar.
TABELA DE EXAMES