Um dos resultados desse empreendimento é o surgimento de uma área específica de estudos denominada internacionalmente de Comportamento Motor (Motor Behavior). Esta área abarca, atualmente, três campos de investigação: Aprendizagem Motora, Controle Motor e Desenvolvimento Motor1.
O comportamento motor, se divide em três sub-áreas: aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor.
O controle motor A informação sensorial é captada pelos receptores sensitivos e transmitida a centros apropriados no Sistema Nervoso Central (SNC), onde é interpretada e traduzida num programa motor apropriado. Em seguida, o programa motor é exe- cutado, músculos selecionados são engajados, e tem início o movimento.
ORDENADORES – os motoneurônios (da medula e do tronco encefálico) que comandam as fibras musculares. CONTROLADORES – cerebelo e núcleos da base que modulam a atividade motora.
Os movimentos são realizados com os músculos, através de seu relaxamento e contração (agonistas e antagonistas) que dependem da sincronização de um ou mais músculos, distribuição da massa corporal e da postura, bem como do conhecimento da sequência necessária.
O movimento reflexo é uma resposta a um estímulo estereotipado na mesma intensidade deste, mas que não pode ser aprendida, modificada ou aprimorada pelo aprendizado. É o que acontece ao furarmos o dedo com uma agulha, por exemplo, seu toque estimula o neurônio sensitivo, que leva o impulso até a medula.
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo. O movimento voluntário é feito a partir de uma tomada de decisão.
Os músculos podem prender-se diretamente aos ossos ou fazê-lo por intermédio de tendões, um tecido branco fibroso. Os músculos são órgãos contráteis e elásticos. Um músculo, quando estimulado por um agente exterior, pode se contrair e encurtar rapidamente, o que promove o movimento.
Os movimentos corporais são produzidos pela ação dos músculos sobre os ossos que se movem ou se estabilizam pela presença de articulações. Os músculos que estão associados a tendões e ossos são chamados músculos esqueléticos e os associados às vísceras, músculos viscerais.
Na contração das fibras musculares esqueléticas, ocorre o encurtamento dos sarcômeros: os filamentos de actina “deslizam” sobre os de miosina, graças a certos pontos de união que se formam entre esses dois filamentos, levando á formação da actomiosina.
Os movimentos das placas tectônicas