Gineceu ou pistilo é o aparelho reprodutor feminino e o seu ovário (formado pelos carpelos) contém um ou mais óvulos (megasporângios).
Estame e pistilo E as flores dioicas, quando as plantas possuem um espaço para cada um dos sexos. Sendo assim, os pistilos fornecem os óvulos e os estames fornecem o pólen. Para que a planta dê frutos e sementes, ela deve possuir tanto flores femininas quanto flores masculinas.
Estames são apêndices da flor onde estão presentes os polens. Geralmente são divididos em duas partes: antera e filete. O conjunto de estames da flor é denominado de androceu. Estames são apêndices da flor que produzem micrósporos, que, por sua vez, desenvolvem grãos de pólen.
Estames são folhas modificadas, onde se formam os gametas masculinos da flor. Um estame geralmente apresenta uma parte alongada, o filete, e uma parte terminal dilatada, a antera. ... O interior da antera é geralmente dividido em quatro cavidades, dentro das quais se formam os grãos de pólen.
Elas formam uma estrutura onde a semente é desenvolvida e, após a fecundação, transformam-se em fruto. Os carpelos são folhas modificadas que formam o verticilo mais interno da flor, o gineceu, onde estão contidos os óvulos. ... Gineceu unicarpelar: gineceu formado por um único carpelo; Não pare agora...
A maior parte das flores possui órgãos femininos e masculinos. O processo de reprodução começa quando uma flor libera no ar um pó, formado por diminutos grãos que contêm o material genético da planta: é o pólen. Essas partículas de pólen têm a missão de chegar até outras flores de mesma espécie, para fecundá-las.
A reprodução sexuada acontece quando o gameta feminino une-se ao gameta masculino. O gameta nada mais é do que as células reprodutivas das plantas. A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu.
De fato, o cheiro das flores serve para atrair o olfato alheio e aproximar o atraído — mas o alvo evolutivo desse recurso não é o ser humano. Abelhas, borboletas e até moscas são alguns dos "alvos" que as flores querem alcançar com o cheiro.
os aromas de flores, por exemplo, não existem como tais, eles são apenas a forma como o sentido do olfato capta as partículas do ar. Essas partículas provocam uma impressão em nossas narinas que são traduzidas pelo nosso cérebro como aquilo que conhecemos como “cheiros” ou “odores”. ... O cheiro é uma impressão do cérebro.
As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado - o néctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais. ... Coloridas e perfumadas ou não, é das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.
Corola (do termo latino corolla, "pequena flor") é o verticilo interno do perianto da flor, quase sempre vistoso. ... O conceito pode ser definido de forma mais sintética e simplista como o conjunto de folhas modificadas de uma flor (pétalas).
c) Que recompensa as flores podem oferecer para os vetores bióticos? Néctar, pólen e pétalas suculentas e comestíveis. 31.
Resposta. Resposta: Néctar, pólen e pétalas.
Abelha se atrai por plantas aromáticas, especialmente as que dão flores miúdas, brancas, amarelas, lilases. As flores amarelas são especialmente atratoras de todo tipo de insetos polinizadores. ... Manjericão, manjerona, alecrim, dente de leão, hortelã, margaridas e girassóis são um deleite para abelhas.