Catéter venoso periférico Existem vários tipos de dispositivos para este acesso, dentre eles, Jelco, Scalp, Abocath, entre outros. É considerado um dos procedimentos invasivos mais comuns e é usado para administração de fluidos, nutrientes, medicações, sangue e derivados.
A técnica mais utilizada para a realização do cateterismo venoso central chama-se técnica de Seldinger....Tipos de acesso venoso central
Limpar a parte do cateter que se encontra do lado de fora da pele; 14. Aguardar o antisséptico secar por cerca de 30 segundos; 15. Secar e cobrir o cateter com gaze dobrada e fixar o curativo com adesivo hipoalergênico (micropore) ou utilizar filme transparente diretamente sobre o cateter; 16.
Remover a fixação e o curativo, utilizando solução salina 0,9% atentando para não ferir a pele do RN, pode-se utilizar óleo vegetal; Observar o aspecto local; Firmar o cateter próximo ao sítio de inserção; Tracionar o cateter, exteriorizando-o lentamente usando uma tração controlada.
O curativo do local de inserção do cateter deve estar com data e quando for utilizado gaze, ser trocado entre 24 e 48 horas. O curativo deve ser do tamanho apropriado para cobrir o sítio de inserção. Utilizar anti-séptico com veículo alcoólico para o curativo, preferencialmente clorexidina alcoólica.
O cateter de hemodiálise é um tubo colocado em uma veia no pescoço, tórax ou virilha, por meio de anestesia local. Ele é uma opção, geralmente, temporária para os pacientes que não têm uma fístula e precisam fazer o tratamento dialítico.
O Permcath é um cateter de longa permanência implantado em veia central, geralmente a veia jugular no pescoço, mas pode ser implantado na subclávia ou femoral.
O cateter duplo lúmen de inserção percutânea (conhecido como cateter de Sorensen) é a opção de via de acesso venoso central, rápida, segura e temporária para realização de hemodiálise por períodos curtos de tempo, em torno de três semanas, enquanto ocorre a maturação do acesso venoso definitivo (fístulas artério- ...