EQST

Quais As Diferenças Dos CAPS?

Quais as diferenças dos CAPS?

Os CAPS se diferenciam como CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad, de acordo com os tipos de demanda dos usuários atendidos, da capacidade de atendimento e do tamanho.

Qual a função dos CAPS Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil?

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil ( CapsI ) realiza o acolhimento, tratamento e reinserção social de crianças e adolescentes, moradores de Vitória, com idade entre 0 e 18 anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes.

O que é caps infantil?

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil compõe a rede de atenção à saúde mental de seu município-sede. É voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes e, ou, dependentes de álcool ou outras drogas.

Qual a unidade do Caps faz o atendimento para dependentes químicos e que tipo de serviço é oferecido?

Para ajudar a quem está nesta luta, a Secretaria de Saúde, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), oferece atendimento especializado nesse tipo de situação. Em Ceilândia, por exemplo, na unidade do tipo III, há cerca de mil pacientes com cadastro ativo.

Qual o propósito dos Centros de Atenção Psicossocial CAPS com funcionamento nas 24 horas?

Ao todo, 38 funcionam como CAPS III (com acolhimento integral – funcionamento 24 horas) e 1 como CAPS IV (com funcionamento 24h e possibilidade de acolhimento integral nas 24h). ... O CAPS também atua no acolhimento às situações de crise, nos estados agudos da dependência química e de intenso sofrimento psíquico.

Quem é responsável pelo CAPS?

Segundo a Portaria 336/2002 do Ministério da Saúde, o CAPS deve possuir uma equipe multiprofissional constituída de psiquiatras, neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, ...