Em uma competição de ginástica de trampolim, o atleta deve apresentar uma sequência composta por vinte movimentos técnicos. Os movimentos executados são saltos mortais, duplos, quádruplos e acrobacias variadas e a altura atingida durante os saltos atinge até seis metros.
Praticada por homens e mulheres, é composta por quatro provas: individual, sincronizado, duplo mini-trampolim e tumbling. A versão moderna do trampolim foi criada por George Nissen, em 1934, nos Estados Unidos.
A ginástica de trampolim mescla esporte com acrobacias e espetáculo. Neste esporte o ginasta deve fazer saltos e acrobacias no ar, pulando em uma cama elástica (trampolim). Os saltos podem atingir cerca de seis metros de altura.
Benefícios para a saúde
Resposta: Inspirado na cama elástica presente na prática circense, a ginástica de trampolim é um esporte que foi criado nos Estados Unidos, no início do século XX. A ginástica de trampolim, até 1998, tinha um órgão específico para organizar a modalidade e suas comeptições: a Federação internacional de Trampolim.
Nas academias, as aulas de power jump ou jump fit, com exercícios realizados sobre um minitrampolim, são uma febre. Divertida e dinâmica, a modalidade melhora o condicionamento físico, ajuda a emagrecer, tonifica os músculos e ainda proporciona maior equilíbrio e coordenação motora.
Uma vez que já abordamos os benefícios de praticar exercício físico no mini trampolim, passamos agora para a prática e, para tal, vamos dar alguns exemplos de exercícios que pode fazer neste aparelho....
Por ser um exercício aeróbico intenso, uma aula de jump completa pode promover gasto calórico de até 900 calorias em 60 minutos. Essa elevada queima calórica pode ajudar na perda de peso, especialmente se o praticante combinar com uma dieta balanceada e realizar os exercícios com regularidade.
Trampolim Sincronizado: esta prova tem as mesmas características que o Trampolim Individual, porém é realizada com dois ginastas saltando simultaneamente em trampolins diferentes posicionados paralelamente a uma distância de 2m.
Trampolim Individual: sendo a única prova disputada nas Olimpíadas, o trampolim individual consiste em saltar uma cama elástica com medidas de 5 m x 3 m x 1,15 m e executar 20 movimentos técnicos obrigatórios.
Trampolim acrobático ou Ginástica de trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos num trampolim. Enquanto a modalidade efetivamente gímnica, foi criado em 1976 nos Estados Unidos pelo professor de educação física George Nissen, que formatou suas regras.
O trampolim é composto de uma tela com 5 metros de comprimento por 3 de largura, posicionado a 1,15 metros do chão. O competidor deve estar vestido com meias ou sapatilhas nos pés. Em um campeonato, são 24 atletas que deve realizar duas séries, com 10 saltos diferentes em cada.
Materiais necessários: 2 tábuas de madeira flexível e sem farpas (30cm de largura, 1,5m de comprimento e 2cm de espessura). 2 barras de ferro (5cm de largura, 60cm de comprimento e 3mm de espessura), com furos a cada 6 cm. 16 parafusos de cabeça chata (1/4 de polegada), com porcas e arruelas de pressão.
Durante a execução da série, um dispositivo eletrônico afixado ao trampolim determina o tempo total que o ginasta despende no ar na realização dos saltos, ou seja, o aparelho calcula o tempo total de apresentação e desconta o tempo em que o ginasta esteve em contato com a rede do trampolim.
Dimensões: 97 cm x 97 cm x 20 cm.
Você encontra o jump em três formatos diferentes: oval, redondo e quadrado. O tamanho também varia, há modelos de 90 a 105 cm de diâmetro, que pesam de 5 a 10 kg (quanto maior e mais pesado, mais sustentação oferece).
ate 150 kg
A nossa cama elástica, segundo suas normas de qualidade, suporta até 100 quilos, porém para garantirmos maior segurança optamos por não ultrapassar a margem dos 90 quilos o qual pode ser dividido por até 3 crianças de cada vez.
O modelo com elástico é um pouco mais barato, porém o mini jump de molas é mais resistente. Resistência significa durabilidade e melhor desempenho ao usar o aparelho na rotina de treinos.
Em uma aula de 30 a 45 minutos, há queima de 300 a 600 calorias. O jump também trabalha a coordenação motora. Se você quer tonificar os músculos inferiores, não perca as aulas de jump. Panturrilhas, coxas e glúteos são trabalhados intensamente durante os movimentos realizados.
Coloque um lubrificante. Escolha um à base de petróleo, como WD-40, ou um à base de Teflon, como Triflow. Aplique-o na área que está fazendo barulho; esses lubrificantes permitem que os pontos de contato se conectem sem fazer barulhos.
Quais são as melhores mini camas elásticas para suas Atividades Físicas?
Se não tiver um bom espaço para deixar sua Cama Elástica sempre montada, é importante guardá-la de maneira adequada. Deixe-a em uma caixa devidamente embalada e longe da umidade. Quando deixar montada, não a deixe longos períodos tomando sol ou chuva, e procure sempre limpa-lá.