Para registrar o seu funcionário com a nova carteira de trabalho digital, basta que você tenha em mãos o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, por meio do eSocial, você poderá realizar o registro em até cinco dias úteis a partir da admissão do colaborador.
A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.
Quem ainda não tem, precisa fazer o cadastramento no site do MTE ou baixar o aplicativo da carteira digital no celular, para os modelos IOS e Android.
Para emitir a carteira de trabalho na versão física, você pode optar por um desses lugares:
Agora, todo o cidadão brasileiro tem a sua Carteira de Trabalho Digital previamente emitida ao fazer o registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF). E para habilitar o documentos é necessário baixar o aplicativo da Dataprev CTPS Digital (disponível para android e iOS) e criar uma conta seguindo o passo a passo.
Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Todos os contratos de trabalho, novos e já existentes, e todas as anotações, como férias e salário, são feitas eletronicamente....Informe seus dados pessoais:
A Carteira de Trabalho Digital pode ser emitida pelo aplicativo CTPS Digital, disponível para iOS e Android, ou pelo link servicos.mte.gov.br. Essa versão digital pode substituir o documento em papel. Para fazer a sua, é preciso criar uma conta no no portal gov.br acessando o site acesso.gov.br.
O NIS e PIS possuem o mesmo número, então encontrando um, você descobre o outro.
Primeiramente, você deverá ir a uma delegacia de polícia e fazer um boletim de ocorrência (B.O) informando sobre a perda, furto ou roubo do objeto e assim solicitar uma nova carteira de trabalho. O boletim é necessário para solicitação da segunda via da CTPS.
Saiba como agendar: Acesse o sistema de atendimento agendado do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego): http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam. Preencha os campos com as informações solicitadas – estado, município, tipo de atendimento e o código de segurança.
Com o procedimento realizado de forma digital se torna muito mais ágil a emissão da sua carteira de trabalho. Antes, essa documentação levava um prazo máximo de até 60 dias para ficar pronta. Hoje, com o agendamento eletrônico, o tempo em média para estar com esse documento em mãos é de 20 minutos.
O procedimento é fácil e pode ser solicitado por todo brasileiro ou estrangeiro que esteja registrado no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Acompanhe o passo a passo: Passo 1 – Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego, e em seguida, clique em “Iniciar” ao lado de “Obter a Carteira de Trabalho”.
A solicitação do seguro-desemprego pela internet pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e Apple), na seção da Secretaria do Trabalho no site do Ministério da Economia ou por e-mail para uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE).
Carteira de Trabalho Digital App
A Carteira de Trabalho Digital pode ser feita de forma gratuita pelo computador ou pelo celular. Para baixar o app da CTPS Digital o trabalhador deve acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar pelo app Carteira de Trabalho Digital, do Governo do Brasil.
Para fazer a sua carteira de trabalho diretamente pelo smartphone, basta acessar o app CTPS Digital e realizar o registro utilizando suas informações da conta gov.br. A seguir, veja o tutorial completo de como utilizar o serviço.
Como fazer a Carteira de Trabalho Digital
Onde posso tirar a carteira de trabalho? As solicitações podem ser feitas em Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, além de Postos de Atendimento (PAT) dos municípios. Também podem emitir em postos que são conveniados ao Ministério do Trabalho de cada região, como: Poupatempo (SP);
Para a emissão da 1ª via da CTPS, são exigidos os seguintes documentos:
O Registro Profissional, aquele cadastro do trabalhador no Órgão que regulamenta a profissão, também pode ser feito via internet. Nesse caso, o pedido deve ser feito no site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, com a documentação sendo enviada, posteriormente, para o site de Protocolo Eletrônico.
Endereço para tirar carteira de trabalho em Porto Velho O Ministério do Trabalho de Porto Velho fica localizado na Rua Joaquim Araújo Lima, nº 1759, no bairro São João Bosco, na cidade de Porto Velho, no Estado do RO. O CEP é e o telefone da agencia é: (69) 3217-3703 / 3217-3730.
Com o procedimento realizado de forma digital se torna muito mais ágil a emissão da sua carteira de trabalho. Antes, essa documentação levava um prazo máximo de até 60 dias para ficar pronta. Hoje, com o agendamento eletrônico, o tempo em média para estar com esse documento em mãos é de 20 minutos.