A globalização como perversidade é o mundo tal como ele é. Para Santos, o caráter perverso da globalização atual baseia-se em duas violências: a tirania da informação, expressa no modo como ela é distribuída à humanidade, e a tirania do dinheiro, que representa o motor da vida econômica e social.
Globalização "é um conjunto de relações sociais que se traduzem na intensificação das interações transnacionais, sendo o processo de globalização um fenômeno multifacetado com dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais, religioso e jurídicas interligadas de modo complexo".
Econômicas. A globalização se caracteriza pela união do mercado mundial através de blocos econômicos e a desaparição das fronteiras comerciais entre seus membros. Com isso, se verifica o aumento da concorrência econômica e do nível de competição, com a consequente exploração da mão de obra.
São características da Globalização: * 1 ponto. O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia. A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
Qual das características citadas a seguir NÃO pertence à globalização? Internacionalização da produção.