A Menorah, candelabro de sete pontas é, sem dúvida, o símbolo judaico mais antigo e mais imponente de que se tem relato. Alguns sábios afirmam que a Menorá representa a Árvore da Vida, e que suas sete hastes representam as sete palavras que compõe o primeiro versículo de Gênesis.
Segundo a tradição judaica, os soldados do rei Davi – um dos principais personagens do Antigo Testamento – traziam no escudo o hexagrama para atrair a proteção divina. Já no século XVII, a Estrela de Davi foi consagrada símbolo oficial da comunidade judaica de Praga, na atual República Checa.
Simbolo criado pela UAC para ser usado na bandeira nacional da Umbanda É formado por um sol que representa a Luz de vida e uma pomba simbolo de Oxalá, principal Orixa na tradiçã…
A roda da lei (ou dharmachakra, em sânscrito, a linguagem da antiga Índia), corresponde ao ciclo de morte e renascimento ao qual está preso todo ser, até o instante em que alcança a iluminação e se liberta do ciclo. Também corresponde à lei que regula todo o universo, ou seja, ao Dharma.
O símbolo do Hinduísmo é o Om ou Aum, formado por três letras em sânscrito que são o som de om ou au, usado nas meditações e mantras. Após o surgimento do Islamismo e do Cristianismo, apareceu uma nova vertente do Hinduísmo: o Hinduísmo Híbrido, que foi assim denominado por receber influência de outras religiões.