Resposta: OBJETIVO:Abolir o monopólio da Companhia de Comércio e estabelecer um novo governo. *CLASSES SOCIAIS QUE PARTICIPAVAM: Participaram da revolta os COLONOS, chefiados pelos irmãos Manuel e Tomas Beckman. ... Em 1685, com a confirmação das denúncias, a Companhia de Comércio foi extinta pela Coroa.
A Revolta de Beckman Foi um movimento de resistência à atuação da Companhia de Comércio do Maranhão que monopolizava a atividade comercial na região, e aos jesuítas, que se opunham à escravidão indígena.
Devido a essas condições, foi criado um movimento separatista no norte, impulsionado em 1821 pelas lutas por emancipação do território brasileiro como um todo. Houve uma junção de duas causas: necessidade de separação do norte de Goiás frente ao sul e necessidade de independência do Brasil em relação a Portugal.
As revoltas nativistas foram motivadas por descontentamentos em relação a alguns aspectos específicos da exploração colonial, não chegando a propor o rompimento com Portugal, diferente das revoltas separatistas, que contestavam amplamente o sistema colonial e propunham o rompimento com a metrópole.
As revoltas emancipacionistas foram movimentos sociais ocorridos no Brasil Colonial, caracterizados pelo forte anseio de conquistar a independência do Brasil com relação a Portugal. Estes movimentos possuíam certa organização política e militar, além de contar com forte sentimento contrário à dominação colonial.
Das discussões influenciadas pelo Iluminismo, que combatia o Antigo Regime e propunha uma nova ordem político-econômica-social os inconfidentes estabeleceram como objetivos a proclamação da república (embora alguns defendessem uma monarquia constitucional), a transferência da capital do Rio de Janeiro para São João Del ...
Resposta. A revolta separatista tem caráter emancipacionistas e visam a autonomia da região. Já a revolta nativista valoriza a cultura nacional..
Em termos gerais, os movimentos nativistas tem como característica principal a oposição entre os brasileiros (colonos nascidos no Brasil) e os provenientes de Portugal. Os movimentos coloniais, por outro lado, não tem, necessariamente, este aspecto diferenciador, sendo motivados por outras ou mesmas causas.
Os chamados movimentos nativistas constituíram-se em revoltas isoladas ocorridas na então colônia portuguesa do Brasil, em finais do século XVIII, em que se amiudaram as situações de conflito entre os "filhos da terra" e os chamados "reinóis" (imigrantes portugueses), e que compõem um quadro que faz parte do sentimento ...