EQST

Possvel Afastar A Impenhorabilidade Por Negcio Processual?

É possível afastar a impenhorabilidade por negócio processual?

190). A ideia é simples: e.g. sabendo as partes contratantes que a parte obrigada apenas possui um bem, o qual seria em tese impenhorável, acordam que, para que o negócio jurídico seja viável, deverá esta renunciar ao beneficio legal, caso venha a ser executada judicialmente pela obrigação.

São admissíveis negócios jurídicos processuais que importem em modificação de competência relativa?

190 do CPC: “São admissíveis os seguintes negócios processuais, entre outros: pacto de inexecução parcial ou total de multa coercitiva; pacto de alteração de ordem de penhora; pré-indicação de bem penhorável preferencial (art. 848, II); pré-fixação de indenização por dano processual prevista nos arts.

O que é convenção das partes no processo?

Convenções ou acordos processuais são negócios jurídicos praticados com a finalidade de alterar o procedimento ou dispor sobre poderes, direitos, deveres, faculdades e ônus processuais. Trata-se da possibilidade das partes de moldarem, desenharem o procedimento para a solução da controvérsia entre elas.

Quais os limites que as partes devem obedecer quando fazem algum negócio jurídico processual?

Apesar da liberdade conferida às partes, há limitações e requisitos para a prática do negócio processual. ... A possibilidade de as partes pactuarem sobre ônus, deveres e faculdades deve limitar-se aos seus poderes processuais, sobre os quais têm disponibilidade, não podendo, portanto, atingir aqueles conferidos ao juiz.

O que são atos instrutórios?

Nos atos processuais das partes ocorrem à movimentação do processo pelas partes, com a postulação, a disposição e instrução, portanto se classificam em: ... c) Atos instrutórios: As partes colecionam e instruem as provas, que levam ao livre convencimento do juiz.

É válida a cláusula de que estabelece a renúncia ao bem de família?

Para a maioria da Turma, a jurisprudência tem entendido que é inválida a renúncia ao bem de família pelo devedor, em casos diversos daqueles expressamente admitidos pela Lei 8.

Quando o processo admitir Autocomposição é lícito as partes plenamente capazes?

Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo.

Quanto aos atos processuais é correto afirmar?

Sobre os atos processuais é correto afirmar: a) Os atos processuais eletrônicos serão realizados em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas. ... e) A prática de ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia do prazo.