As articulações facetarias são articulações que conectam as vértebras em sua região posterior. Esta articulação, como muitas outras em nosso corpo, são revestidas por uma cartilagem que promovem o movimento suave entre as suas partes, sendo protegida por uma cápsula em torno da articulação.
A infiltração facetária consiste em puncionar a articulação facetária (ou pontos muito próximos da articulação) com uma agulha e aplicar medicações anestésicas e anti-inflamatórias no local. De certa forma, é um procedimento semelhante às infiltrações usadas no tratamento de patologias de joelho ou ombro.
A Rizotomia de Facetas é um procedimento realizado para tratamento da dor associada a artrose facetária (doença degenerativa da coluna vertebral avançada).
A rizotomia consiste em interromper a função dos nervos sensitivos da dor, de modo definitivo ou temporário, reduzindo as sensações de dor e desconforto. As raízes nervosas, que saem da coluna e seguem em direção as pernas e braços, emitem ramos que vão para as articulações facetárias.
A Radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, realizado com sedação e anestesia local, que se tornou uma grande esperança para o tratamento da dor crônica da coluna (dor cervical, dor lombar, hérnia de disco).
As cirurgias convencionais da coluna são geralmente de grande porte, com uma recuperação lenta e exigente até o retorno pleno das atividades diárias. Alguns procedimentos como as infiltrações e rizotomias têm uma recuperação mais simples, com repouso orientado conforme a necessidade, geralmente de 2-5 dias.
Tipos de Cirurgia da Coluna
Para uma hérnia de disco lombar simples, por exemplo, a cirurgia é feita em regime ambulatorial, ou seja, o paciente recebe uma sedação e uma anestesia local, a cirurgia dura cerca de 40 minutos a 1 hora, pode levantar logo após a cirurgia e vai embora em torno de 2 a 3 horas após a cirurgia.
A cirurgia de coluna é necessária quando o paciente não melhora dos seus sintomas através de outros tratamentos e nos exames de imagem identifica-se um problema que é tratável cirurgicamente.
Quanto é o tempo de recuperação de cirurgia de coluna cervical? Recomenda-se, em média, afastamento de 10 a 14 dias após as cirurgia na coluna cervical. Nesse período é recomendado uso de colar cervical macio de espuma.
Complicações são pouco frequentes após artrodese de coluna. Os principais riscos são infecção (1-3%) e não-união entre as vértebras operadas (até 5%). Alguns fatores de risco para essas complicações podem ser controlados antes da cirurgia como: cessar tabagismo, controlar níveis de glicemia e otimizar nutrição.
Posição. O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.
Recomendações para dormir após lipoaspiração
Em média, o uso da cinta modeladora deve ser feito por no mínimo 30 dias depois da cirurgia, mas esse tempo pode variar de acordo com a indicação do seu médico.