A amplitude térmica no deserto é grande(podendo variar de 0ºC a 40ºC no mesmo dia) devido a pouca vegetação existente. O solo dessas áreas é muito arenoso,e isso torna difícil a absorção de calor, logo, são áreas que tendem a esquentar muito rápido, mas acabam por perder rapidamente o calor pelos mesmos fatores.
Amplitude térmica diária: é calculada a partir da diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas naquele dia.
Cuiabá
Vendo nessa escala crescente observamos que a capital mais fria nesse dia foi Oslo (Noruega) com -10° C e a capital menos fria foi Rio de Janeiro (Brasil) com +30° C.
Brasília teve máxima de 33,3°C. Nesta quarta, São Paulo registrou a maior temperatura do ano e a segunda maior da história da capital do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), a capital paulista chegou aos 37,1ºC.
O INMET - Instituto nacional de Meteorologia registrou 10,2°C de temperatura mínima em Florianópolis,capital de Santa Catarina, que foi a menor do ano até agora.
O frio recorde foi registrado em julho de 1971, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Depois, as menores temperaturas registradas foram 18,5 ºC, em agosto de 1984, e 18,6 ºC, em novembro de 1983.
Vila Bela da Santíssima Trindade
Pela medição do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima em Belém foi de 21,6ºC, a mesma registrada ontem. O recorde anterior de menor temperatura do ano era de 21,8ºC, em 20 de janeiro.
Recorde de frio De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a menor temperatura já registrada oficialmente no Brasil foi de -11,6°C, em Xanxerê, Santa Catarina, em 1945, resultado de uma massa polar muito intensa que atingiu a região.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a menor temperatura mínima já registrada no Ceará foi de 12°C, observada primeiramente em 13 de fevereiro de 1963, em Cratéus - localizada na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns.
No município de Pedro II, conhecido como a 'Suíça piauiense', o frio aparece quando o sol se esconde.
As estações do ano existem por causa da inclinação da Terra em relação ao sol. Quando é Verão no Hemisfério Norte, é Inverno no Hemisfério Sul. Porém o Nordeste brasileiro está muito perto da Linha do Equador (independentemente da inclinação da Terra), e por isso tem o clima tão quente o ano todo!
Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC. O Inverno iniciará às 12h54 do dia 21 de junho de 2019 . Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são climatologicamente amenas.
O Clima da Região Nordeste possui essa predominância porque a região fica localizada na zona intertropical da Terra, área próxima à linha do Equador. Nesses locais, os raios de sol incidem com grande intensidade sobre a superfície, por isso a temperatura da Região Nordeste fica elevada praticamente durante todo o ano.
Melhor época para visitar o Nordeste Mas se a temperatura não influencia negativamente uma viagem para o Nordeste, outros fatores podem influenciar, como a chuva. Via de regra, o período chuvoso vai de janeiro até julho, mas vale ressaltar que as chuvas se espalham bem pelos estados nesses meses.
Geralmente quem é do Nordeste diz que a região tem dois períodos: verão e inverno, que não corresponde exatamente ao conceito de “verão e inverno” no restante do Brasil. O “verão nordestino” seria o período mais seco e o inverno o período mais chuvoso.
Aqui no Brasil é no final e início de ano é a época que mais chove. Principalmente nos meses de outubro a janeiro, que é o período de verão onde o clima fica bastante quente e úmido. Os meses de Junho , Julho e Agosto.