Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
Almeida conta que quando a tireoide não funciona de maneira correta pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso no caso do hipertireoidismo. Além desses, também podem aparecer nódulos e tumores na glândula.
Já a baixa produção dos hormônios tireoidianos ocasiona um distúrbio chamado hipotireoidismo (ou hipotiroidismo), cujos sintomas perceptíveis são:
A tireoide pode estar com o volume reduzido devido a uma doença congênita da tireoide denominada de hipoplasia da glândula tireoide. Outra causa para a diminuição do volume glandular é o uso prolongado do hormônio tireoidiano, frequentemente utilizado nos pacientes com hipotireoidismo.
A doença de Graves é uma das principais situações em que a antiperoxidase tireoidiana está alta e acontece porque esse autoanticorpo atua diretamente na tireoide e estimula a produção de hormônios, resultando em sintomas característicos da doença, como dor de cabeça, olhos arregalados, perda de peso, suor, fraqueza ...