Porque Importante Ir No Endocrinologista?

Porque importante ir no endocrinologista

Quando você ouve falar de um remédio milagroso para emagrecer, de um tratamento natural para “cura” do Diabetes, de alimentos proibidos para quem tem doenças da tireóide, de um potente acelerador de metabolismo….DESCONFIE!

Endocrinologista: para que serve e qual a importância do seu diagnóstico médico?

A formação em endocrinologia leva pelo menos dez anos. São seis anos de faculdade de Medicina, depois dois anos de Clínica Geral e ainda mais dois anos de Endocrinologia e Metabologia. No meu caso, ainda fiz o Mestrado em mais três anos. Toda minha formação foi na Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo.

Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.

Essas situações podem ser no caso de doenças já estabelecidas, quando ocorre o encaminhamento de outro profissional de saúde, ou quando o paciente começa a perceber os primeiros sintomas.

Que doenças cuida o endocrinologista

Que doenças cuida o endocrinologista

Também chamada de glândula pituitária, é considerada uma glândula mãe no organismo humano, em virtude de ser responsável pelo funcionamento de outras glândulas. Se divide em duas partes:

O endocrinologista é o médico que se dedica ao estudo das glândulas do corpo e alterações hormonais, que podem gerar vários tipos de doenças, incluindo diabetes, síndrome dos ovários policísticos e problemas na tireoide.

Por que devo ir no endocrinologista?

A Zelas Saúde tem um time de especialistas à sua disposição! Faça uma cotação sem compromisso e encontre o plano de saúde ideal para você.

Além disso, a obesidade costuma estar associada a outras doenças endócrinas, como a diabetes e distúrbios nos níveis de colesterol, que podem complicar ainda mais a situação do paciente.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

São as glândulas que produzem e secretam os hormônios sexuais, como os ovários, que produzem estrogênio (ou estradiol) e progesterona nas mulheres, ao mesmo tempo que os testículos, que produzem testosterona nos homens.

Secretam o PTH, que equilibra as concentrações de cálcio e fósforo no sangue. Ao passo que seus distúrbios são responsáveis pela osteoporose, pedra nos rins e diminuição na função renal.

Endocrinologista: para que serve?

Se uma criança começa a apresentar sinais da puberdade ou, então, se um adolescente aparentemente não está se desenvolvendo como o esperado, é necessário recorrer a esse especialista.

Agora que você conhece algumas das situações em que o endocrinologista pode ajudar a recuperar a sua saúde, fique atenta aos sintomas. Se você desconfiar de algum desses problemas, procure um profissional de confiança para fazer uma avaliação.

Endocrinologista: para que serve e o que ele faz?

Além disso, pode também causar aumento do apetite e emagrecimento, além de sede constante e aumento da vontade de urinar. Fraqueza, alterações visuais e de humor também podem aparecer.

A partir disso, o endocrinologista está capacitado para diagnosticar e tratar distúrbios de saúde que estejam relacionados aos hormônios. Dessa forma, é possível restabelecer as funções normais do organismo, ou pelo menos melhorar o seu desempenho.

Qual é a função do endocrinologista?

Em resumo, o endocrinologista trata, ainda: a obesidade, a hipertensão e o diabetes – doenças com grande incidência de pessoas do sexo feminino – e tumores na hipófise, no hipotálamo, na tiróide, nas glândulas supra-renais, no pâncreas e nas gônadas (ovários e testículos).

Como é feito o exame com o endocrinologista?

Consulta com endocrinologista Na primeira consulta, ele irá perguntar todo o histórico de saúde da pessoa, vai examinar o paciente (incluindo pesar e medir) e irá solicitar exames hormonais que possam se relacionar com as hipóteses diagnósticas.

Quais são os tipos de exames que o endócrino pode pedir?

Normalmente, os exames mais solicitados pelo médico endocrinologista, a depender da necessidade, são:
  • Exames básicos hormonais, como funcionamento de tireoide, glicemia e colesterol.
  • Exames glandulares específicos, como ultrassom de tireoide, tomografia de suprarrenais ou ressonância de hipófise.
30 de dez. de 2019

Qual é o médico que passa dieta?

Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em nutrologia, o nutricionista é formado em Nutrição. Dessa forma, o nutrólogo precisa ter condições de avaliar a saúde do paciente como um todo, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas.